domingo, 22 de março de 2015

Roberto Freire toma posse na Câmara dos Deputados e fala em risco de crise institucional

Foto: Tuca Pinheiro

Por: Assessoria PPS

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire (SP), tomou posse como deputado federal, nesta sexta-feira (20), no plenário da Câmara. Essa será a oitava legislatura a qual o parlamentar irá atuar no Congresso Nacional. Freire falou sobre os desafios do Parlamento brasileiro nos próximos quatro anos e o protagonismo do partido no cenário político.

Roberto Freire afirmou que a grave crise política traz grandes desafios para o Congresso. Ele destacou as dificuldades enfrentadas pelo governo do PT como o desgaste social, a desarticulação política e a crise econômica. O parlamentar alertou que a situação pode desembocar numa séria crise institucional.

“Assumindo o mandato e muito provavelmente teremos tempos muito difíceis. Não do ponto de vista pessoal, mas do ponto de vista político. Não apenas como deputado Roberto Freire, mas como qualquer político no Brasil diante de um governo que enfrenta um processo de desgaste muito grande e uma crise econômica grave na qual quem paga a conta é a sociedade brasileira”, disse.

O deputado ressaltou que a situação faz com que a população levante bandeiras como a do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta uma crise de valores. “Em cima dessa crise econômica e política temos a crise de valores, com todos esses escândalos os quais os governos do PT são pródigos. Escândalos de corrupção que resultam nesse momento que vivemos como a do petrolão, o maior escândalo do Brasil e um dos maiores dos governos democráticos que existem na história do planeta. É próprio de uma organização criminosa que assaltou o estado, como bem disse o ministro Celso de Mello no julgamento do mensalão pelo STF”, afirmou.

Freire afirmou que os problemas não permitirão que o Congresso Nacional tenha uma pauta tradicional de uma atividade parlamentar voltada não apenas aos interesses da nação como também dos estados e municípios. Para ele, a sociedade brasileira exige uma resposta do Legislativo para resolver a crise enfrentada por Dilma e pelo PT. Segundo o deputado, a situação atual é similar à que levou ao processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

“Basta ver que a sociedade brasileira está se mobilizando muito e claramente numa tentativa de resolver essa crise que passa o governo Dilma. Em suas devidas proporções, antes do processo de impeachment, Collor viveu uma crise econômica, política e de valores que resultou na insatisfação popular e consequentemente no seu processo de cassação. Não que queiramos que o que ocorreu se repita. Até mesmo porque a história nos ensina, ela não se repete, mas há elementos importantes que precisamos conhecer para não cometermos os mesmos erros. Essa história da crise institucional é importante conhecermos para não cometermos erros que prejudiquem a sociedade brasileira”, defendeu.

O parlamentar falou sobre o protagonismo do PPS no atual cenário político e lembrou que o partido possui uma postura firme na oposição. Para ele, a atuação da legenda lhe dá credibilidade junto à sociedade. “Que ninguém coloque em dúvida: é um partido pequeno com uma dimensão política bem maior. Isso é um dado que precisamos sempre levar em conta para fazer valer essa condição e para que possamos servir de exemplo para outras forças oposicionistas”, disse.

Nenhum comentário: