terça-feira, 14 de julho de 2015

PT gaúcho quer ato contra ajuste fiscal

- O Globo

PORTO ALEGRE - O PT do Rio Grande do Sul iniciou ofensiva contra o ajuste fiscal do governo, considerado equivocado e "prejudicial" ao país. Em reunião da Executiva estadual ontem, com deputados federais e estaduais, o PT gaúcho decidiu agir junto a todos os outros diretórios do país para tentar convocar um encontro nacional extraordinário do partido.

A pauta do encontro, que teria a função de servir como contraponto às decisões do 5º Congresso do PT, é a retomada do debate sobre o ajuste fiscal. A proposta se baseia em um documento aprovado pelo diretório gaúcho, no fim de junho, com duras críticas à condução do partido e à política econômica do governo, que "contraria o programa pelo qual a presidente Dilma foi eleita".

A Carta de Porto Alegre, como o texto é chamado, argumenta que o aumento da taxa de juros, o corte de investimentos e o aperto sobre os direitos trabalhistas "prejudicam a ampla base social" que apoiou a reeleição. A carta reivindica a "reorientação imediata" da política econômica do governo. Também afirma que a "estratégia de governabilidade conservadora" está afastando o PT da sua base e "empoderando" os adversários.

Nenhum comentário: