segunda-feira, 7 de março de 2016

Local de protesto em Brasília terá militares no dia 13

• Evento de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes foi adiado para o próximo domingo

Geralda Doca, Jaqueline Falcão - O Globo

- BRASÍLIA e SÃO PAULO- No próximo domingo, quando as ruas do país e a Esplanada dos Ministérios deverão receber milhares de manifestantes pedindo a saída da presidente Dilma Rousseff, o governo tomou uma providência que, na prática, coloca os militares das Forças Armadas na Praça dos Três Poderes. A Aeronáutica adiou o evento de troca da bandeira no local, que acontece sempre no primeiro domingo do mês, para o dia dos protestos.

Militares afirmaram que o aviso sobre a mudança foi feito somente na semana passada. A Aeronáutica nega que a mudança tenha relação com os protestos e alegou que a Força estava mobilizada para a realização da “Corrida da Paz”, realizada em 21 de fevereiro, e não houve tempo para treinar os militares para a troca da bandeira.

Na última sexta-feira, com o aumento da tensão nas ruas em São Paulo por causa do depoimento do ex- presidente Lula na Operação Lava- Jato, o governador Geraldo Alckmin recebeu o telefone de um oficial da Aeronáutica pondo a Força à disposição.

— Eles ligaram se colocando à disposição, mas não teve nenhuma necessidade — afirmou Alckmin.

A Aeronáutica foi surpreendida pela operação cumprida pela Polícia Federal, a mando da Lava- Jato, e não conseguiu fazer a segurança do aeroporto de Congonhas, onde simpatizantes pró e contra Lula se enfrentaram. O Comando da Aeronáutica mostrou- se irritado por não ter sido informado pela PF. O oficial agradeceu Alckmin pelo trabalho feito pela Polícia Militar no local.

Ex-comandante da PM e ex-secretário nacional de Segurança Pública, o coronel José Vicente da Silva Filho explicou que a decisão sobre oferecer reforço de militares a governos estaduais é da Presidência da República.

Nenhum comentário: