segunda-feira, 7 de março de 2016

Pesadelos de conflagração – Vinicius Mota

- Folha de S. Paulo

O casal responsável pelo marketing eleitoral de Lula e Dilma está preso em Curitiba, sem data para deixar o cárcere, exposto a uma implacável pressão para abrir a boca e contar o que sabe. Chefes de grandes empreiteiras estão no estágio posterior e delatam relações criminosas com comandantes da política federal nos últimos 13 anos.

A peça dissidente, Marcelo Odebrecht e seus executivos, nunca correu tanto risco de acabar o jogo com a bomba das piores condenações a explodir em seu colo. O publicitário João Santana e sua mulher empurraram para a empreiteira baiana mais uma tonelada de dinamite. Eleva-se a probabilidade de a Odebrecht aderir à "colaboração premiada".

Transações entre empresas investigadas na Lava Jato, propriedades de lazer, o instituto e a família Lula da Silva formam um poderoso conjunto indiciário de, no mínimo, confusão graciosa entre o público e o privado. Na primeira ponta estão contratos bilionários com o governo.

Diante dessa avalanche a sufocar a presidente da República, seu antecessor e o PT, é ocioso discutir se foi apropriada a condução coercitiva de Lula nesta sexta (4). Esse detalhe não muda o curso dos acontecimentos.

A Presidência Dilma Rousseff está irremediavelmente destruída. O PT definha em praça pública. Lula vai dedicar os próximos meses, assim como tem feito nos anteriores, exclusivamente a salvar a própria pele e a de seus familiares.

As expectativas de ressurgimento do velho Lula e do PT -com sua base movida a fundos públicos a atemorizar incautos com pesadelos de conflagração- são ilusões aprisionadas no simulacro das redes sociais.

No país real não há nenhum estímulo para defender o statu quo encarnado por Dilma, Lula e o PT. O desemprego se espalha, a inflação corrói o salário e a política federal só produz horrores. Se uma nova maioria ainda não surgiu, da velha não se espere nada além de apodrecimento.

Nenhum comentário: