quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Em Vitória, Maia e Hartung trocam gentilezas

Por Luan Antunes | Valor Econômico

VITÓRIA - Um evento para assinatura de convênios e repasses ao Estado do Espírito Santo pelos ministérios da Educação e das Cidades tornou-se palco ontem para parte da cúpula nacional do DEM e o governador capixaba, Paulo Hartung (MDB), enaltecerem o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) como liderança nacional. O deputado fluminense é citado como presidenciável.

Maia foi convidado para acompanhar os titulares das pastas de Educação, ministro Mendonça Filho (DEM-PE), e das Cidades, ministro Alexandre Baldy (PP-GO) - indicação política do presidente da Câmara na Esplanada -, junto com outro cacique da legenda, o prefeito de Salvador, ACM Neto, cotado para assumir o comando da sigla em fevereiro. A solenidade marcou a liberação de recursos para o Estado e municípios do Espírito Santo.

Anfitrião do evento, Hartung disse a jornalistas ver com "alegria" o nome de Maia cotado para o Planalto. "É uma ótima ideia", afirmou o emedebista ao ser questionado sobre o assunto por jornalistas. "Maia é um jovem talentoso, uma liderança que faz um bom trabalho à frente da Câmara", disse o governador.

Maia retribuiu a acolhida e contou, em discurso, que desde que assumiu a presidência da Câmara, vem se aproximando do governador. Ele apontou o governo capixaba "como exemplo" de gestão para o Rio de Janeiro. "Esse Estado e seu governo têm sido inspiração para aquilo que eu tenho tentado produzir na Câmara Federal. Uma agenda racional e que fala a verdade."

Em rápida entrevista para explicar os quase R$ 100 milhões para saneamento básico e programa de educação integral do executivo estadual, Mendonça Filho negou a existência de uma agenda partidária com Hartung, que volta e meia tem a mudança para o DEM cotada.

Quando questionado sobre a corrida presidencial, Hartung falou de "unidade" antes de "nomes". "Não tem candidatura nenhuma. O que há é um movimento que reorganiza o centro da política brasileira. Um movimento que resulte em um bom programa para o país, um programa que possa melhorar a vida do pobre e quebrar a coluna vertebral dos privilégios", defendeu.

Para o capixaba o foco agora é reunir as diversas lideranças do país, para depois pensar um nome. "Precisamos que as pessoas se coloquem. Eu estimulo todas elas [candidaturas]. Estimulei o Joaquim Barbosa, o Luciano Huck, o Henrique Meirelles, o Geraldo Alckmin. Acho que todos são nomes bons que precisam ser mostrados para o país, mas o importante agora não é o nome, é o movimento."

Após solenidade de assinatura dos termos com os ministérios, ACM Neto destacou Hartung como "uma liderança não do Espírito Santo, mas do Brasil", e o papel de Rodrigo Maia em Brasília.

"Temos o trabalho fundamental de Rodrigo Maia na Câmara. Com três anos de crise, foi preciso ter visão nacional, respeitar a Constituição e propor uma nova agenda. Se temos um momento melhor é porque Congresso e partidos permitiram, e nesse movimento destaco esse grande brasileiro Rodrigo Maia", disse ACM Neto. O governador do Espírito Santo já teve seu nome mencionado como possível candidato a vice-presidente.

Nenhum comentário: