quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Hélio Schwartsman: Bolsonaro e o sistema

- Folha de S. Paulo

O deputado federal Jair Bolsonaro recebe auxílio-moradia da Câmara sendo proprietário de um imóvel em Brasília e, junto com seus rebentos, acumulou um patrimônio imobiliário que enseja suspeitas.

Alguma surpresa aí? Há décadas no Parlamento, Bolsonaro só se distingue de seus colegas do chamado baixo clero por ser mais desbocado e por levantar bandeiras especialmente desenhadas para ferir as sensibilidades liberais. E, como o recurso a espertezas, jeitinhos e mamatas é moeda corrente entre políticos, o incomum seria se Bolsonaro não estivesse envolvido com essas coisas.

Para o bem e para o mal, o homem é um bicho hipersocial, o que significa que é do convívio com os pares que extraímos as regras de conduta, valores e até o sentido da vida. Num contexto social em que quase todo mundo fuma, o jovem provavelmente também irá fumar. Num contexto social em que todo o mundo rouba, o mais provável é que o indivíduo também roube. As palavras "ética" e "moral" se formaram a partir dos termos grego e latino para "costume".

Uma série de assustadores experimentos psicológicos inaugurados por Solomon Asch nos anos 50 mostra que, só para não ficar contra a corrente, o ser humano é capaz de dizer e fazer todo gênero de bobagem.

É claro que o fato de as pessoas em geral se comportarem assim não significa que devam se comportar desse jeito. Se quisermos uma sociedade melhor e mais funcional, precisamos imprimir um pouco de racionalidade aos comportamentos, o que se faz através de regras republicanas impostas por um sistema de freios e contrapesos em que diferentes instituições buscam controlar umas às outras e aprimorar-se.

Desconfie, portanto, de qualquer candidato que se apresente como contra o sistema, especialmente quando, em seus comportamentos pessoais, ele se não hesita em imitar o que de pior existe nas instituições.

Nenhum comentário: