quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Alckmin estimula mais de um candidato de centro em 2018

Tucano concorda com Rodrigo Maia e fala em união no segundo turno

Maria Lima / O Globo

-BRASÍLIA- O governador de São Paulo, presidente do PSDB e pré-candidato do partido a presidente, Geraldo Alckmin, disse concordar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que, em entrevista ao GLOBO, defendeu o lançamento de mais de uma candidatura de centro, afunilando alianças no segundo turno em torno de quem for mais viável eleitoralmente. Sobre uma eventual candidatura de Maia, o tucano disse que estimula a entrada de novas lideranças na política. Inclusive, defendeu a candidatura do apresentador Luciano Huck, aventado como um possível nome de centro, caso a escolha do PSDB não deslanche.

— O Rodrigo Maia tem toda razão quando diz que não tem de ser um candidato só de centro. Isso é natural. O Brasil não segue o modelo americano de apenas dois partidos. Há aqui uma fragmentação partidária enorme. Isso estimula ter uma multiplicidade de candidatos. E tem o segundo turno — disse Alckmin, lembrando que o Democratas é um aliado antigo do PSDB em São Paulo e em nível nacional.

Além de Rodrigo Maia, o governador disse que o prefeito de Salvador, ACM Neto, também tem grande potencial. E destacou que as alianças deverão ser pensadas com base em afinidades e propostas dos programas.

— Eu tenho um grande apreço pelo Democratas, foi sempre nosso parceiro em São Paulo, tem bons quadros, lideranças jovens importantes, o Rodrigo, o ACM Neto. Respeitamos profundamente o DEM. Vamos deixar as coisas caminharem, o curso natural vai ocorrer. O Brasil ganha com isso. Não devemos inibir novas lideranças. Eu estimulei o quanto pude a entrada do Luciano Huck. Temos que trazer novas lideranças, a política não pode ser um clube de má fama — declarou Alckmin.

O pré-candidato tucano avalia que o número de candidatos independe se o ex-presidente Lula será ou não inabilitado para levar adiante sua candidatura, por uma eventual condenação em segunda instância, no julgamento de recurso no caso do tríplex, no TRF-4, em Porto Alegre.

CAMPANHA DE “CANELADAS”
Em uma longa conversa na sede do partido, Alckmin se disse preparado para enfrentar uma campanha de “caneladas” com o ex-presidente Lula e o PT e informou que, na próxima semana, já irá anunciar o coordenador da equipe que está elaborando seu plano de governo para a eleição. O esboço desse plano, em fase de elaboração, terá como centro a retomada do emprego e renda com inclusão social, segurança pública abrangendo saúde pública, política fiscal dura, política monetária com juro baixo e câmbio flutuante.

Ele confirmou que haverá prévias, antes de março, para escolha do candidato, numa disputa entre ele e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

— Semana que vamos anunciar a noiva (o coordenador do programa). A ideia é ter uma equipe, mas é preciso alguém para coordenar — argumentou Geraldo Alckmin.

Mais cedo, o pré-candidato do PSDB recomendou acupuntura para controlar o stress dos aliados que estão preocupados com sua performance nas pesquisas de intenção de votos.

O tucano foi a Brasília para reunião na sede do PSDB e para prestigiar a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho, que não aconteceu por vedação da Justiça. O governador disse ter muito apreço pelo pai da deputada, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, denunciante e também condenado no escândalo do mensalão.

Nenhum comentário: