quinta-feira, 23 de agosto de 2018

‘Ele perde para qualquer um’, afirma tucano

Pedro Venceslau | O Estado de S. Paulo

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou que espera disputar o segundo turno da eleição com o deputado Jair Bolsonaro (PSLRJ), “porque ele perde para qualquer um”. A declaração foi feita a propósito de pesquisa Datafolha que testou dez cenários diferentes de segundo turno para a disputa presidencial.

Sem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Lava Jato, o candidato do PSL venceria apenas Fernando Haddad (apresentado na sondagem como um possível substituto de Lula).

“O que todo mundo quer é o Bolsonaro no segundo turno, porque ele perde para qualquer um. Vamos chegar ao segundo turno”, disse Alckmin, após visitar um frigorífico na cidade de Gurupi, no Tocantins.

Na pesquisa, Alckmin apareceu com 9% das intenções de voto no primeiro turno, mas venceria Bolsonaro num eventual segundo turno com 38%, ante 33% do oponente.

A afirmação do tucano também foi uma resposta à corrente do PSDB que defende uma “ofensiva” contra Bolsonaro. O ex-governador, que aposta no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para decolar nas pesquisas, no entanto, resiste a essa estratégia. Ele terá 12 inserções diárias de 30 segundos, o maior tempo entre todos os candidatos à Presidência.

A pressão para que Alckmin adote um estilo mais agressivo aumentou após a divulgação das mais recentes pesquisas. Os resultados frustraram os tucanos, que esperavam iniciar a campanha com dois dígitos de intenção de votos.

Nenhum comentário: