sábado, 30 de março de 2019

Ricardo Noblat: Ditadura, nunca mais!

- Blog do Noblat / Veja

Memória das trevas
Digamos que não foi golpe o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart no final de março de 1964. Nem foi ditadura a ditadura que se estabeleceu no país durante os 21 anos seguintes.

Então por que durante esse período foram mortos ou desapareceram pelo menos 423 opositores do regime? Por que 6 mil militares foram punidos? Por que milhares de pessoas foram torturadas?

Por que crianças foram seviciadas na frente dos seus pais para que eles confessassem supostos crimes? Por que algumas delas foram entregues para ser criadas por famílias de militares sem filhos?

Por que censores, designados pelo governo para dar expediente nas redações de jornais e de revistas, proibiram a publicação de notícias que desagradassem o governo?

Por que letras de músicas, filmes, peças de teatro e até novelas de televisão não puderam ser cantadas nem exibidas?

Por que as autoridades proibiram passeatas de protesto, prenderam e espancaram seus líderes? Por que padres católicos estrangeiros foram presos e devolvidos aos seus países de origem?

Por que o Congresso foi cercado por tropas armadas e fechado mais de uma vez? Por que mandatos de parlamentares foram cassados?

Por que foram suspensos os direitos da magistratura, e aposentados os juízes considerados incômodos ao regime?

Por que os direitos civis foram castrados? Por que o governo pôde perseguir e prender quem quisesse independente de ordem judicial? Por que o habeas corpus deixou de valer?

Por que os brasileiros não puderam votar para eleger o presidente da República? Por que cinco generais se sucederam na presidência da República?
Por fim, por que o governo editou uma lei de anistia que beneficiou os políticos cassados, os exilados, os banidos, mas também os militares autores de crimes de sangue?

Se nada disso caracteriza o que universalmente é conhecido como ditadura, o que mais precisaria ter acontecido para que pudéssemos chamar de ditadura a ditadura que existiu no país de 1964 a 1985?

Em parte alguma do mundo os governos celebram aniversários de tempos tenebrosos que se deseja esquecer. Os aniversários só são lembrados – e com justa razão – pelas vítimas da ignomínia.

Por aqui, um aliado dos carrascos, desta vez por meio do voto, chegou ao poder. Ao invés de se ajustar às regras de uma democracia ainda em construção, prefere atentar contra elas.

Com qual objetivo?

Tem nova fake news na praça

O autor! O autor!
No Twitter, o presidente Bolsonaro disse que mandara demitir a presidente da Embratur, Teté Bezerra, por ter patrocinado um jantar que custou R$ 290 mil aos cofres públicos.

Segundo ele, foi “escrache e deboche com o brasileiro que está cansado de pagar impostos, de quase ser extorquido e não ter na ponta a contraprestação de serviço”.

Fake news!
O jantar não custou R$ 290 mil. Essa importância foi o custo total da participação da Embratur no World Travel Market Latin America, a maior feira internacional de turismo do Brasil.

A presidente da Embratur já havia pedido demissão no cargo. Permaneceu nele a pedido do ministro do Turismo enquanto aguardava a escolha do seu substituto.

Bolsonaro irritou-se ao saber que o cantor Alceu Valença faria um show na feira internacional do turismo. Daí sua reação de mandar demitir a já demissionária presidente da Embratur.

Alceu apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT) a presidente da República. No carnaval deste ano, em Olinda, puxou um coro que gritou palavras de ordem contra Bolsonaro.

Um presidente belicoso, em queda de popularidade, precisa de fatos, verdadeiros ou falsos, para manter seus devotos unidos. Bolsonaro criou mais um – desta vez, falso.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

''Um aliado dos carrascos foi eleito'',disse tudo.O artigo devia virar peça de propaganda obrigatória.