sexta-feira, 11 de junho de 2021

Jorge Henrique Cartaxo* - Os revolucionários da vez

Gianroberto Casaleggio, Steve Bannon e Arthur Finkelstein. Estes nomes não são, isoladamente, os responsáveis diretos pela feição tenebrosa da era do insulto, do preconceito, do racismo, da estupidez como estilo, da mentira como argumento, da produção do medo e da disseminação do ódio como método que, neste início de século, vêm refazendo nossas feições, sentimentos e palavras nas brumas do espaço público contemporâneo. Mas são deles os arranjos, mais ousados e fundadores, na organização e produção deste mal que parece ter cravado sua estaca no coração do espírito do tempo.

Nascido em uma família judia de classe média baixa, em 1945, criado no Brooklyn’s Oriental, em Nova Iorque, estudando em escolas públicas, Arthur Finkelstein conquistou os diplomas em economia e ciências políticas na Universidade de Columbia, em 1967. Depois de uma rápida experiência como produtor de programas de rádio, ele montou sua empresa com especialidade em pesquisas, estratégia, mensagens, mídia, publicidade e aconselhamento sobre gerenciamento de campanhas políticas. Com esse perfil, passou 40 anos assessorando o Partido Republicano, com destaque para as campanhas e os governos de Nixon e Reagan. Assim, ele torna-se uma lenda no mundo conservador americano e o mais notável spin doctor (manipulador de notícias) da sua geração, refinando uma técnica que se tornaria eficaz na política americana e, posteriormente, decisiva nas eleições de George W. Bush e Donald Trump.

Em 1996, depois da morte violenta de YItzhak Rabin, o establishment de Israel preparava-se para eleger, como substituto do antigo líder, o Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres. Respeitado mundialmente, moderado, acreditava-se que obteria uma vitória fácil nas urnas. Foi, nesse cenário, que Finkelstein desembarcou em Tel Aviv para fabricar a vitória do, até então, pouco conhecido Benjamin Netanyahu. O bruxo americano impôs uma inédita campanha difamatória no mundo político de Israel, colocando Peres como um traidor da pátria. Finkelstein convenceu os israelenses que Peres queria dividir Jerusalém, dando a metade da cidade sagrada aos palestinos. Netanyahu venceu e consolidou uma liderança, nesse padrão, só interrompida há poucos dias num famoso mar de lamas.

Lendário mago da nova direita nacionalista no mundo, o acreditado spin doctor da América leva seu estilo para o Leste Europeu. Depois de deixar sua marca na República Tcheca, na Ucrânia, no Azerbaijão e na Áustria, Finkelstein foi ao encontro, em 2009, de Viktor Orbán, na Hungria. Construiu-se ali a primeira grande cunha contra a União Europeia. Orbán, na linha de Finkelstein, fez brotar no imaginário do seu povo que os inimigos da Hungria são a Europa, Bruxelas e os imigrantes. 

Planejada pelo arquiteto Bernardo Buontalenti, na última década do século XVI, Livorno é uma das pérolas da Toscana e ficou conhecida durante a Renascença Italiana como a “cidade ideal” por sua beleza e harmonia. Foi ali, num camarim do Teatro Goldoni, em abril de 2004, que Beppe Grillo ouviu, pela primeira vez, a voz pausada e consistente de Gianroberto Casaleggio. O encontro da comédia com o gênio da tecnologia distópica das redes sociais, nas margens do Mediterrâneo, marcaria o início do fim do Estado Moderno italiano pensado por Maquiavel, no século XVI. “Ele estava bem seguro do que dizia. Imaginei que fosse um gênio do mal ou algum tipo de São Francisco de Assis que falava de internet em vez de dissertar sobre lobos e pássaros”, disse Grillo ao comentar sua primeira impressão sobre Casaleggio. 

“A política não me interessa. O que me interessa é a opinião pública”, conceituava Casaleggio ao criar, em 2005, o blog de Beppe Grillo que, em poucos dias, tornou-se o blog italiano mais visitado do país. Quatro anos depois, sob a liderança de Beppe Grillo, surgiu o hoje poderoso e paradigmático MoVimento 5 Stelle – M5S. Populista, eurocético, fora dos padrões ideológicos clássicos, o M5S tem como suas cinco prioridades: água pública, ambientalismo, transporte sustentável, direito à Internet e desenvolvimento sustentável. Fruto direto da internet e das redes sociais, o M5S se contrapõe a todo o sistema político clássico, italiano em particular e europeu de um modo geral, e joga na cena pública personagens bizarros. Matteo Salvini, quando ministro do Interior com a expressiva vitória eleitoral do Movimento em 2018, passava a maior parte do seu tempo a tuitar medo e ódio. Luigi Di Maio, nomeado vice-presidente do Conselho de Ministros da Itália, em 2018, não tinha curso superior, sua única experiência profissional tinha sido como guia do estádio de San Paolo, de Nápoles, e notabilizou-se pela produção de gafes e fake news em série.

Mas é para Steve Bannon que devemos voltar o nosso mais atento olhar. Com um currículo notável – exército, Virginia Tech, Georgetown, Harvard Business School, Goldman Sachs, Hollywood e Washington –,   inteligência e ousadia raras, articulação e relações pessoais com a desabrida elite conservadora mundial, Bannon é contra a globalização, a União Europeia e a consequente fragilização dos Estados-Nação. Com uma aversão notória à intelligentsia liberal, que sempre reinou em Washington pelo menos desde a Segunda Guerra Mundial, de quem pretende se apropriar da evidente hegemonia cultural, foi fundamental na improvável vitória de Donald Trump (2016) e dos, ainda desconcertantes, Brexit e o escândalo da Cambridge Analytica. Claro, Bannon esteve também presente na, ainda pouco compreendida, campanha de Jair Bolsonaro à presidência da República.

Toda esta reflexão, com mais vigor e detalhes, pode ser lida nos livros recentes: “Os Engenheiros do Caos – Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições” – de Giuliano Da Empoli e “O povo contra a democracia – porque nossa liberdade corre perigo e como salvá-la" – de Yascha Mounk. São textos esclarecedores diante da realidade convulsiva que se anuncia, onde Bolsonaro, seu “Exército” e suas diatribes constituem apenas uma das peças deste inquietante desafio do nosso tempo.

*Jorge Henrique Cartaxo, jornalista, cientista político e historiador

                          

                        

                        

                                   

 

 

Nenhum comentário: