quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Bernardo Mello Franco - A viagem de Lula

O Globo

O ministro Onyx Lorenzoni está irritado com a viagem de Lula à Europa. O bolsonarista reclamou da cobertura da imprensa e acusou o ex-presidente de “falar mal do Brasil”. Fingiu confundir o país com o inquilino do Alvorada.

Lula tem usado o giro internacional para bater duro em Jair Bolsonaro. É o que se espera de qualquer candidato de oposição ao governo. Em Bruxelas, o petista citou o aumento da fome e do desemprego. Em Paris, lamentou a devastação da Amazônia e o fim do Bolsa Família.

Em clima de campanha, o ex-presidente temperou as críticas com mensagens de otimismo. “Apesar de tudo, digo com total convicção: o Brasil tem jeito”, afirmou, na segunda-feira. Foi a senha para dizer que ele próprio, Lula, está pronto e disponível para “reconstruir” o país.

O petista organizou uma agenda sob medida para mostrar prestígio internacional. Reuniu-se com o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e será recebido hoje pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Bolsonaro não cultiva boas relações com a dupla. Ignorou o alemão no G20 e vive às turras com o francês desde que chegou ao poder.

Enquanto Lula negocia com os líderes europeus, o capitão faz mais um tour por ditaduras do Golfo Pérsico. Ontem ele se desmanchou em elogios à monarquia absolutista do Bahrein. Na véspera, visitou Dubai, sob controle da mesma dinastia desde 1833.

Diante de plateias acostumadas à censura, o presidente mentiu à vontade. Chegou a dizer que a Amazônia “não pega fogo” por ser uma floresta úmida. Um deboche com o aumento das queimadas registrado em seu governo.

Não é difícil apontar falhas e inconsistências nos discursos de Lula. Em palestra na Sciences Po, ele definiu a Lava-Jato como uma “quadrilha” montada para destruir a Petrobras. Omitiu políticos e empresários que confessaram desvios e devolveram dinheiro à estatal. Em outro momento, o ex-presidente desconversou ao ser questionado sobre a repressão a protestos em Cuba. Preferiu reclamar do bloqueio americano à ilha.

Apesar dos tropeços, o líder das pesquisas voltará para casa com uma imagem poderosa: foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu. Mais do que qualquer discurso, essa cena explica a irritação dos bolsonaristas.

Nenhum comentário: