sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Hélio Schwartsman: Bolsonaro apequena a Presidência

Folha de S. Paulo

Presidente deu uma banana para as dificuldades enfrentadas pelos flagelados baianos

O ser humano é uma espécie supersticiosa, amedrontada e infantil. Do suposto Criador ao presidente, voltamo-nos a todo instante a figuras paternas em busca de sinais que aplaquem nossos temores e indiquem o caminho a seguir. Embora as constituições não o explicitem, uma das funções dos governantes é prover seus governados com clareza moral, confiança e esperança. Isso pode gerar situações paradoxais.

Objetivamente, deslocar um presidente, com seu séquito de seguranças, jornalistas e curiosos, para uma área de catástrofe mais atrapalha do que ajuda o trabalho das equipes de resgate. Mas é obrigação do dirigente dar as caras. É o que a população espera dele, e eventuais confusões que sua presença ocasione tendem a ser compensadas pelo sentimento de união e propósito que ele despertará.

Objetivamente, ninguém, incluindo presidentes, deveria furar a fila da vacina, que precisa funcionar segundo o princípio de que todos são iguais diante da lei. Não obstante, vários líderes nacionais posaram para as câmaras tomando o imunizante tão logo ele foi disponibilizado em seu país, mesmo que passando à frente de pessoas cuja prioridade era mais alta. A ideia é que o líder deve dar o exemplo. Ao fazê-lo, estimula as pessoas a se vacinarem, contribuição para o bem comum que supera o prejuízo da furada de fila.

Jair Bolsonaro deu uma banana para as dificuldades enfrentadas pelos flagelados baianos e não apenas não se vacinou como tenta de diversas maneiras sabotar a imunização. E poderíamos trazer dezenas de outros exemplos.

Bolsonaro não está à altura do cargo que ocupa. Ele descumpre tanto as exigências constitucionais explícitas como as não escritas. É um feito e tanto, porque, de um modo geral, é só seguir o "script" básico que o inquilino do cargo já parece maior do que é. A Presidência já elevou figuras medíocres, mas Bolsonaro consegue apequenar a função.

Bom ano a todos.

 

Nenhum comentário: