Folha de S. Paulo
A volta do pessimismo na ciência política
brasileira
Barry Ames, um dos maiores comparativistas da ciência política atual, fez o mais
contundente diagnóstico sobre nossas instituições políticas. Mesmo lideranças
hábeis e de grande competência não resistem a sua disfuncionalidade. Ames cita
o historiador marxista britânico Perry Anderson, para quem FHC "podia ser
considerado o chefe de Estado intelectualmente mais preparado da atualidade",
e, em 2001, se perguntava: "Imagine-se o que teria de enfrentar um presidente mais
‘normal’?".
Ames referia-se a malogros na área da educação, previdência social e tributação, que não se deveram à resistência programática da oposição, e tinham apoio nominalmente majoritário. Pesquisando o Brasil, desde a década de 70, foi pioneiro em utilizar métodos quantitativos para investigar o sistema partidário, regras eleitorais e o Orçamento.
Para Ames, as relações
Executivo-Legislativo eram marcadas por jogos de patronagem; o sistema
partidário, fragmentado e hiperlocalista. O resultado era uma democracia
travada e ingovernável do ponto de vista fiscal. A conclusão gerou críticas robustas. O debate reatualiza-se.
Mas sua pergunta retórica, em 2001, é
crucial no momento em que o ocupante da Presidência é o mais despreparado ou
"anormal" da nossa história. Teríamos então uma mistura explosiva:
líder inepto e instituições defeituosas.
Mais tarde, em 2013, Ames reconheceu a
governabilidade não antecipada alcançada nos governos FHC e Lula e introduziu
uma qualificação na análise: "O sistema político brasileiro funciona
melhor quando a esquerda está no poder: porque a direita tem pouca coerência
ideológica e pode ser facilmente comprada". E concluía no texto
da apresentação do livro "Making Brazil Work" que publiquei
com Carlos Pereira: "Só o tempo dirá se as instituições funcionarão tão
bem quando uma oposição de centro esquerda for mais ideológica e
disciplinada".
Sim, sob um governo radical de direita, o
rio também correu para o seu leito institucional, e ao fim e ao cabo forjou-se
uma maioria parlamentar inorgânica de apoio ao Executivo, ator central do nosso
sistema; inepto, sem capacidade de coordenação, e o sistema degenerou em um
padrão opaco e sem controle, que ameaça a sustentabilidade fiscal. E como
mostramos em nosso livro as instituições de controle latu senso que começavam a
mitigar as patologias das relações Executivo-Legislativo se enfraqueceram.
É claro que a questão da capacidade de o
Executivo aprovar sua agenda não se confunde com a capacidade de o sistema
político produzir decisões eficientes que garantam ganhos coletivos, o que
requer visão e coordenação. Mas aquela é precondição desta última.
*Professor da Universidade Federal de
Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA).
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