terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Cristina Serra - Apartheid social à beira-mar

Folha de S. Paulo

Nossa desigualdade social aberrante é força ainda mais destrutiva

Personagens do bolsonarismo nunca falham quando se trata de acentuar o apartheid social brasileiro. Eis que ressurge do ostracismo o ex-secretário de Comunicação do foragido, Fabio Wajngarten, em vídeo publicado pelo jornal O Globo. A gravação é de janeiro de 2020 e mostra reunião da associação de moradores de Maresias, em São Sebastião (SP).

O vídeo é didático sobre o modus operandi de certa elite no Brasil. Eis um trecho da exortação de Wajngarten (que tem casa no local): "Enquanto eu estiver em Brasília, usem a minha posição lá. Utilizem os meus contatos. Essa história da habitação, das casas, o Eliseu [Eliseu Arantes, então presidente da associação] me endereçou há uma semana, perto do Réveillon. Eu liguei para o presidente da Caixa Econômica [Pedro Guimarães, aquele do escândalo de assédio sexual] para saber se era verdade que o governo federal estava envolvido nisso. O presidente da Caixa não estava nem sabendo disso."

Pois ficou sabendo, e a Caixa atendeu à demanda da associação para impedir um projeto da prefeitura para a construção de 400 casas populares. Em rapidez incomum, o pedido foi negado no mesmo dia em que foi feito. O conjunto habitacional seria construído perto de um condomínio de luxo. Pobre em condomínio??? Só se for na cozinha ou limpando banheiro.

catástrofe no litoral de São Paulo condensa muitos horrores num só: a cobrança de preços extorsivos por comida e água, a indiferença de turistas à dor de famílias destroçadas, a agressão a jornalistas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ainda teve a desfaçatez de propor a verticalização das moradias na região, música para os ouvidos da especulação imobiliária.

A ciência nos diz o que fazer para evitar o agravamento dos extremos climáticos. Mas, sobreposta ao excesso de chuva, nossa desigualdade social aberrante é a força mais destrutiva a corroer os esforços para erguer uma sociedade democrática e solidária.

 

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Simples assim.