terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Fernando Carvalho* - O Rapaz inteligente, a moça estudiosa e o senhor sabido

O Livro Negro do Açúcar está de graça na internet há mais de 15 anos. Primeiramente mergulhou na Deep Internet, depois o primeiro site a distribuir o livro foi o 4shared, em seguida o Rapidshare, o Scribd e uma infinidade de páginas, sites e blogs. Agora, tenho notado que nos comentários sobre o livro tem alguns que depõem contra. E fico pensando se isso não é coisa dos traficantes de açúcar ou de inocentes úteis à causa deles.

Coloco aqui alguns casos para que as amigas e os amigos julguem.

No site Scoob que divulga o livro, há dois comentários. O de um rapaz inteligente e o de uma moça estudiosa. E para por último, no You Tube tem um vídeo com o título do meu livro, O Livro Negro do Açúcar, no qual um senhor sabido fala uma bobagem tão grande que no meu entender não recomenda o livro, muito pelo contrário. Aos fatos:

Site SCOOB. Comentário do rapaz inteligente:

Gui: "Livro fantástico que desmascara toda a máfia dos 'traficantes de açúcar' com forte embasamento científico e muitas referências bibliográficas. Deveria ser uma leitura obrigatória para nutricionistas, médicos, atletas e todas as pessoas que desejam manter uma vida saudável e livre de doenças".

Comentário da moça estudiosa:

Giliane Rosa: "Faltam dados mais concretos! Em muitos momentos o autor se baseia em achismos ou fatos sem comprovação. Achei que teria mais explicações sobre o efeito do açúcar no organismo, mas é uma mistura de vários conceitos de autores e opiniões do próprio autor que mais confundem do que esclarecem".

Concluindo. Enquanto escrevia meu livro, se alguém perguntasse a uma nutricionista o que era a Reação de Maillard. A resposta seria "Uma reação que dá cor e sabor aos alimentos". Em 1912, quando no mundo "civilizado" cada pessoa consumia em média uns 20 quilos de açúcar a cada ano, o cientista francês Louis Camille Maillard, da área de tecnologia de alimentos, fazendo pesquisas sobre a deterioração de alimentos, descobriu o papel do açúcar nesse processo. Ele demonstrou que a mudança de cor experimentada por certos alimentos ao envelhecer se devia a uma reação entre açúcares e proteínas. Os produtos finais dessa reação eram os responsáveis pela cor marrom que intrigava o pesquisador. A descoberta consiste numa glicosilação ou glicação não enzimática de proteínas. O grupo aldeído dos açúcares redutores, diante de oxigênio, liga-se ao grupo amina das proteínas numa reação de condensação sem intermediação de enzimas. Em português claro: o açúcar se agarra à molécula de proteína aleijando-a, isto é, alterando sua estrutura e propriedades. Meio século depois, quando cada citoyen estava consumindo em média uns 60 quilos de açúcar por ano, foi descoberta a hemoglobina glicosilada (HbA1c). A hemoglobina glicada nada mais é que uma proteína do glóbulo vermelho sanguíneo com sua estrutura alterada por uma molécula de glicose. Aleijada pelo açúcar a hemoglobina fica prejudicada em sua função de oxigenar todo o organismo inclusive os vasos capilares, levando à necrose. E isso ocorre com todas as proteínas do corpo. A catarata senil por exemplo é consequência da glicação do cristalino. Será que a moça estudiosa acima sabe disso?

E no You Tube, finalmente, o caso do senhor sabido. Ele divulga meu livro e mais o Sugar Blues de William Dufty. Os dois únicos livros (salvo engano) que defendem que o lugar do açúcar é na lata de lixo e não na mesa. O coroinha diz que o açúcar está relacionado com a maioria das doenças modernas. E que tcham... tcham... tcham... tcham "25% dos divórcios são causados pela ingestão de açúcar".

*Fernando Carvalho é historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autor de “Livro Negro do Açúcar

Link para o vídeo do senhor Joel Paesante Pereira: https://www.youtube.com/watch?v=mb-tdG5f3FA&t=48s

 

2 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Carácoles!

ADEMAR AMANCIO disse...

Há quem não consome de jeito nenhum.