quarta-feira, 5 de abril de 2023

Fernando Carvalho* - Perguntas à direita civilizada

Segundo Merval Pereira, nós temos uma direita constituída dos apoiadores de Bolsonaro. De brasileiros que acreditam em universos paralelos, trata-se de uma militância fiel que lhe garante um apoio consolidado, chamada de patriotários pelos petistas. Mas Merval Pereira sustenta que existe uma "direita civilizada". Constituída dos brasileiros que acreditaram que Bolsonaro era um "mal menor" comparado com Lula.

Esse grupo, segundo Merval Pereira, abandonou o boçal, mas não embarca no PT. Que, segundo eles, tem se mostrado tão autoritário quanto o boçal. Gostaria de fazer algumas perguntas à essa "direita civilizada" do Merval. Em que medida Lula seria um "mal menor" à Bolsonaro? Lula é a favor da vida.

O boçal é um necrófilo (só a etimologia). Vide sua afirmação de que ele é "especializado em matar". Sua admiração pelo torturador Brilhante Ustra (tortura não leva à morte?). Sua convocação ao povo para "Fuzilar petistas no Acre?". E aquela história de "ponta da praia"? Sem contar a história do homem que iria explodir 60 mil litros de gasolina de avião ao lado do aeroporto de Brasília. 

Posso concluir que a "direita civilizada" prefere um assassino a um ladrão? E quanto aos analfabetos? Segundo Cristovam Buarque o analfabetismo é a última forma de escravidão. Em Cuba não existem analfabetos. Nesse sentido o Brasil é um país "escravista". E Cuba é um país civilizado. Que a direita civilizada acha disso? Qual a proposta da direita civilizada para resolver o problema de uma sociedade dividida em bilionários e moradores de rua? Será a velha fórmula de Delfim Neto: "Primeiro o bolo tem que crescer. Para depois distribuir?".

Finalmente gostaria de ouvir a "direita civilizada" tem a dizer sobre a Dívida Pública. Segundo Maria Lucia Fattorelli, que ajudou à Colômbia a fazer a auditoria da dívida desse país, a dívida diminuiu em 30%. Segundo ela, no Brasil esse percentual seria maior porque no Brasil se rouba mais que na Colômbia.

*Fernando Carvalho, pernambucano, é historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), autor de “Livro Negro do Açúcar

Nenhum comentário: