terça-feira, 9 de abril de 2013

Lula entra na lista dos investigados da PF

Karla Correia

Na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve publicar o acórdão do julgamento do mensalão, que condenou 25 pessoas por crimes de corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa, pela primeira vez, a integrar formalmente a lista de investigados no escândalo. A Polícia Federal abre, esta semana, um inquérito para apurar as acusações feitas pelo publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza. Ele acusa o ex-presidente de ter se beneficiado do esquema de corrupção.

A Procuradoria da República no Distrito Federal encaminhou à Polícia Federal o conteúdo do depoimento dado por Marcos Valério ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em setembro do ano passado. No depoimento, o empresário afirma que Lula negociou com a operadora Portugal Telecom repasses ilegais para o PT, no início de seu mandato.

De acordo com o relato de Valério a Gurgel, Lula se reuniu com o então presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta, no Palácio do Planalto. Na época, o titular do Ministério da Fazenda, Antonio Palocci, teria participado da conversa que costurou o acordo segundo o qual uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria R$ 7 milhões ao PT.

O dinheiro serviria para saldar dívidas do partido com o publicitário Nizan Guanaes, responsável pela campanha do petista Jorge Bittar à prefeitura do Rio, em 2004, e com a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, que se apresentou em comícios da legenda. Valério teria sido uma espécie de emissário de Lula em uma viagem que fez a Portugal, em 2005, na companhia de seu ex-advogado Rogério Tolentino, e do ex-secretário do PTB Emerson Palmieri. O empresário afirma ter ido a Portugal para negociar com a empresa doações para o PT e para o PTB.

O depoimento, que chegou ontem à PF, deve ser o fio condutor do inquérito, que teve sua abertura determinada pela Procuradoria da República na semana passada. O início da investigação ainda depende da avaliação do pedido da procuradoria por delegados, mas, dentro da PF, o procedimento é considerado apenas como um passo burocrático, e que a abertura do inquérito é dada como certa.

Ao todo, foram abertos seis procedimentos criminais para apurar fatos contidos nas denúncias de Marcos Valério a Roberto Gurgel. O pedido de abertura de inquérito enviado à Polícia Federal corresponde a um desses procedimentos, relativo às supostas transferências de dinheiro da Portugal Telecom ao PT, que teriam sido feitas por meio de contas bancárias no exterior.

"Mentiroso"

Até o momento, nenhum ponto das investigações em torno do mensalão respingou no presidente, que prestou depoimento por escrito, durante o andamento da Ação Penal 470 no STF, apenas como testemunha no processo.

Na época em que o conteúdo das declarações de Marcos Valério veio à tona, o ex-presidente Lula chamou o publicitário de "mentiroso". Com a iminência da abertura do inquérito, Lula optou pelo silêncio. Na última sexta-feira, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, limitou-se a dizer, em nota, que "não há nova informação em relação às que foram publicadas há cinco meses".

R$ 7 milhões

Valor da doação que a Portugal Telecom daria ao PT para saldar dívidas de campanha, segundo denúncia de Marcos Valério

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: