quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Lula deve lançar Padilha amanhã em SP

Por Cristiane Agostine

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar amanhã a pré-candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), ao governo de São Paulo, em evento do partido em Bauru, no interior paulista. Segundo o presidente do diretório paulista do PT, deputado estadual Edinho Silva, será um evento para mobilizar a militância, que deverá apoiar Padilha para 2014.

"Deve ter um coro em torno de Padilha", disse Edinho. No encontro, que será realizado na sexta e no sábado, os petistas aprovarão um documento com as linhas de ação do PT para 2014. Participarão prefeitos, vice-prefeitos, dirigentes petistas e 500 delegados da sigla.

Além do evento em Bauru, a pré-candidatura de Padilha será reforçada em outro encontro do PT, na capital paulista, na próxima semana, nos dias 16 e 17.

O lançamento de Padilha já foi acertado dentro do PT, mas o ministro não oficializará sua pré-candidatura neste momento. Antes de engajar-se na campanha, quer consolidar o programa Mais Médicos, que deve ser uma de suas principais bandeiras. O ministro dirá que enfrentou a resistência de entidades de classe para levar médicos às áreas mais carentes do país.

As recentes denúncias contra o metrô e a CPTM do governo paulista, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), devem marcar os discursos políticos de petistas.

Articulador político do governo Lula e um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff em 2010, Padilha tem boa relação com dirigentes petistas e sempre foi o nome preferido de Lula para 2014. Eram cotados também, pela cúpula do PT paulista, os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e José Eduardo Martins Cardozo (Justiça) e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Sem nunca ter eleito um governador em São Paulo, o PT tenta vencer as resistências do eleitorado do interior, principal reduto eleitoral do PSDB. Em Bauru, cidade que sediará o encontro, o PT perdeu para o PSDB nas últimas eleições nas disputas pelo governo federal e estadual.

Nas eleições de 2012, com a vitória do petista Fernando Haddad na capital, o PT saiu reforçado das urnas para disputar o Estado em 2014. O resultado foi o melhor da história da sigla, que passou a governar 68 cidades, com 45,21% do eleitorado. Em 2008, o PT havia eleito 63 prefeituras e governava 16,7% dos eleitores.

O PSDB, em sua quinta gestão consecutiva no Estado, detém o maior número de prefeituras, 176, e 19,39% dos eleitores. O partido, porém, perdeu 29 prefeituras em relação a 2008.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: