quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

Novos tempos
Pressionado pelas ruas, o Senado vai dar um basta em mais uma mamata. A Mesa da Casa, presidida por Renan Calheiros (PMDB), definiu ontem que vai extinguir o ressarcimento de despesas médicas de ex-senadores e seus familiares. São 216 pessoas beneficiárias da mordomia. Em 2012, as despesas médicas foram de R$ 3,8 milhões, incluídas as feitas por ex-senadores.

Eduardo Campos, o PSDB e o PT
O orçamento impositivo já é uma realidade em Pernambuco. A Assembleia local aprovou projeto do governador Eduardo Campos (PSB), que segundo seu presidente, Guilherme Uchoa (PDT), "é um exemplo de democracia para o Brasil". Na terça-feira, projeto do presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), instituindo o orçamento impositivo, em nível federal, irá a voto. O debate é antigo. Só mudaram as posições. No governo FH, os tucanos eram contra. No governo Dilma, o PT ficou contra. Os tecnocratas de plantão, e os grandes lobistas, sempre foram contra. Os defensores da medida alegam que parlamentares e governos foram eleitos para representar o povo.

"Temos que acabar com esse toma lá , dá cá. Quem é contra quer manter o sistema atual, que premia os aliados e pune a oposição " (Henrique Alves Presidente da Câmara (PMDB-RN), sobre o orçamento impositivo)

Me dê motivo
Contrário ao orçamento impositivo, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), alega nos bastidores: "Por que abrir para a oposição? Por que compartilhar a liberação das emendas?". Ele quer privilegiar os aliados no pagamento das emendas.

O dilema
Será que vai ter investidor para tudo? A pergunta está sendo feita no governo devido às concessões de aeroportos e da licitação do trem-bala, programados para o segundo semestre. Hoje, a presidente Dilma recebe o ministro César Borges (Transportes), que está pilotando o processo que, na expectativa do governo, vai reanimar a economia brasileira.

Elas vêm chegando
A despeito das críticas quanto ao excesso de regulação e à redução da margem de lucro, em debate na Câmara, as grandes companhias de petróleo do mundo devem participar do leilão do campo de petróleo de Libra, no pré-sal brasileiro.

Os tucanos e o inchaço da máquina
No Congresso, os tucanos se esfalfam defendendo a redução da máquina pública. Já o seu instituto de altos estudos, o Teotônio Vilela, não reza pela mesma cartilha. Ontem, ele apresentou sua "receita" para preencher as 15.460 vagas previstas no Mais Médicos: "estruturar uma carreira de Estado para médicos e profissionais de Saúde". Os governos do PSDB vão adotar a fórmula?

Os brasileiros cubanos
O governo tem informações de que uma parcela dos médicos estrangeiros inscritos no Mais Médicos é de brasileiros formados em Cuba. A vinda de médicos cubanos mesmo ainda depende da assinatura de um acordo bilateral Brasil-Cuba.

Soltando foguete
Depois do arrocho da presidente Dilma, o ministro Gastão Vieira (Turismo) está comemorando. Sua pasta já empenhou 91,8% dos R$ 163,1 milhões destinados a investimentos em obras e programas em estados e municípios.

O deputado
Alexandre Silveira (MG) está para deixar o PSD. Aecista, alega que não concorda com o apoio do partido ao governo Dilma.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: