quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Mapa sobre a mesa
Dilma Rousseff se reunirá com Lula e as cúpulas do PT e do PMDB no Palácio da Alvorada, no sábado, para mais uma rodada de negociação dos palanques estaduais de 2014. Em nome da aliança nacional, os peemedebistas pressionam o PT a apoiar seus candidatos no Maranhão, em Alagoas e no Ceará. A presidente e o PT esperam fechar o apoio do PMDB a Fernando Pimentel em Minas. A situação do Rio de Janeiro, mais complicada, deve ficar para ser resolvida no ano que vem.

Calmaria Será a primeira reunião das duas siglas após a eleição interna do PT. Peemedebistas acham que, durante a disputa partidária, o discurso de dirigentes petistas foi muito antialianças.

Antitérmico 1 Ministros trocaram e-mails nesta semana comemorando análise do Santander que aponta cinco razões pelas quais a classificação de crédito do Brasil não deve ser rebaixada.

Antitérmico 2 O banco afirma que fundamentos da economia brasileira pioraram, mas opina que as turbulências na política fiscal não afetarão a gestão da dívida.

Consenso... Entre os nove desafios para o Brasil que serão apresentados hoje por Rede e PSB está a "valorização da biodiversidade e dos recursos naturais", aceno a partidários de Marina Silva. O texto pregará o uso "racional e equilibrado" dos recursos.

... progressivo O grupo anuncia hoje o cronograma de construção do programa de governo: serão colhidas contribuições on-line até o fim de janeiro. De fevereiro a abril, grupos temáticos e regionais discutirão o texto final, previsto para maio.

Em casa Cármen Lúcia, que faltou à sessão do STF ontem, deve se declarar impedida de julgar a correção da poupança pelos planos econômicos. Seu pai, Florival Rocha, é parte em processo no TRF da 1ª Região que será afetado pelo julgamento.

Imutável A Procuradoria-Geral paulista decidiu recorrer da solicitação da Justiça para que o governo inclua, na ação de ressarcimento contra a Siemens, as outras empresas acusadas de integrar o cartel que agiu em licitações do Metrô e da CPTM.

Externo Ao mesmo tempo, o órgão mantém conversas com o Ministério Público sobre alternativas para o reembolso do prejuízo causado pelo cartel. Uma possibilidade é a busca por um acordo com a multinacional alemã.

Conta-gotas Apesar de o Bandeirantes alegar vontade de acelerar processos de inidoneidade contra a Siemens, técnicos do governo acham difícil que as ações sejam concluídas antes de o Estado receber todo o material sobre o caso do Cade.

Vai nessa O Planalto deu apoio total a José Eduardo Cardozo (Justiça) diante do ataque do PSDB ao ministro. O governo acredita que sua ação foi correta e que as críticas são uma tentativa tucana de atrapalhar a investigação.

Concessionária A licitação para a compra de 94 carros para o Legislativo paulista fracassou. O preço oferecido pela única participante, a Renault, foi considerado excessivo. Um novo pregão acontecerá em dezembro.

Visitas à Folha Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Marcio Aith, secretário de Comunicação, e Isabela Salgueiro, assessora de imprensa.

Laura Guobuzaité, cônsul-geral da República da Lituânia em São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Aline Augusta de Oliveira e de Patricia Bartuita, assessoras de imprensa.

Tiroteio
"Mantega assumiu dívida com o Congresso de votar projetos referentes ao pacto federativo. Agora, quer dar um calote no Legislativo."
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), sobre a defesa feita pelo ministro da Fazenda do adiamento da votação da renegociação das dívidas dos Estados.

Contraponto
O profeta

Notório pelas piadas com os colegas de Congresso, o deputado Esperidião Amin (PP-SC) costuma brincar com outros parlamentares, dizendo que todos devem sempre se consultar com ele:

-- O que me falta em cabelo sobra em experiência. Meu nome já diz: vinde "a mim"... --costuma dizer.

Ontem, depois de mais um comentário bem-humorado de Amin em sessão da Comissão de Educação, seu colega Chico Alencar (PSOL-RJ) reagiu:

-- Com esse astral logo cedo, todos nós devíamos chamá-lo de "Espirituoso" Amin, deputado!

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: