terça-feira, 26 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Gilberto e o "Fica, Dilma"
O "Volta, Lula" retornou com Marina Silva. Apontado por petistas como mentor do movimento, Gilberto Carvalho desabafa: "Esses caras deveriam deixar de fazer fofoca e se entregar ao trabalho da campanha da Dilma"; Indignado, diz: "É o fim da picada"! E conta que está coordenando plenárias pró-Dilma com os movimentos sociais em 200 cidades. Ontem, ele estava em Belém (PA).
------------------
"Vamos precisar trabalhar muito e vamos vencer. Falar de "Volta, Lula" agora é jogar contra o nosso patrimônio"
Gilberto Carvalho
Ministro da Secretaria Geral da Presidência
-------------------
Marina e as reformas
A candidata Marina Silva, se eleita, não deve se comprometer com reformas. Caberá ao PSB, por exemplo, apresentar os projetos de reformas política e tributária. Essas foram defendidas por Eduardo Campos na sua campanha. O partido ainda não definiu a totalidade do conteúdo, mas o método está decidido: mudanças fatiadas e com implantação gradual. Os socialistas creem que, assim, o Congresso eleito aceitará mudar. Entre as propostas que a sigla deve apresentar estão o fim da reeleição, mandato de 5 anos para presidente, financiamento público das campanhas, fim das coligações nas eleições para o Parlamento e uma nova regra de distribuição do tempo de TV.

O melhor momento
O PSDB fará na semana que vem pesquisa nacional para consumo interno. A campanha de Aécio Neves avalia que agora persiste o quadro de comoção, o clima favorável a Marina Silva, e que ela só apareceu um dia na propaganda da TV.

No subsolo
Os radicais da política estão entre os afetados pela entrada de Marina Silva na cena. Eduardo Jorge (na foto), do PV; José Maria, do PSTU; Rui Pimenta, do PCO; e Luciana Genro, do PSOL, esperavam captar o espírito de rebeldia dos protestos de rua de junho de 2013. A tendência é que o PSB, no seu novo manequim, leve a turma do contra tudo e contra todos.

A militância na rua
A campanha de Marina Silva organiza nas redes sociais força-tarefa para transformar o debate de hoje num evento. No site Desafio 40, convida eleitores a irem vestidos de branco aos estúdios da emissora para simbolizar "a cultura de paz"!

Tema indigesto
Nenhum dos candidatos quer debater os gastos da Previdência com os funcionários públicos. Em 2013, aposentados e pensionistas custaram R$ 170,8 bilhões. Os servidores não contribuem na proporção de seus benefícios, e cabe à sociedade cobrir a diferença. Mas propor mudanças não passa pelo marketing dos candidatos.

Limão e limonada
Bens apreendidos do tráfico entre 2011 e 2014 leiloados pelo poder público renderam R$ 12 milhões. Foram vendidos 2.905 carros e oito aeronaves. Outros 400 itens, como computadores e pen drives, foram doados a órgãos públicos.

Tem cada candidato
Edmilson Boa Morte e Zé Gatão são candidatos a deputado distrital em Brasília. Em Pernambuco, disputam a Câmara dos Deputados Senna Povão, Inaldo Raio X e Samuel Obama, que se diz sósia do presidente dos EUA, Barack Obama.

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) ainda não conseguiu derrubar Rubens dos Santos, presidente da Conab. O PTB tem mais músculos.

Nenhum comentário: