terça-feira, 23 de setembro de 2014

FHC sobe tom ao criticar desvios na Petrobras

• Governo foi "incompetente ou conivente" se não sabia de nada, afirma ex-presidente

Mariana Carneiro e David Friedlander – Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira (21) que o governo é "incompetente ou conivente" quando diz que não sabia dos desvios de recursos da Petrobras, denunciados por um ex-diretor da estatal que comandava o esquema.

Ele defende que o PSDB reforce o discurso da indignação contra o escândalo na campanha de Aécio Neves, terceiro colocado na corrida à Presidência da República.

FHC deu a largada aos ataques durante almoço com 602 empresários e executivos realizado em São Paulo: "O que temos agora é corrupção sistêmica. Houve um assalto aos cofres públicos".

O ex-presidente disse que acredita na honestidade da presidente Dilma Rousseff, mas que isso "não a exime de responder a esse descalabro".

"Não é possível que uma empresa como a Petrobras tenha três dos seus diretores acusados de corrupção, todos ligados a partidos [políticos] e quem esteve no comando nunca tenha visto nada disso. Ou é incompetente ou é conivente e tem que ser cobrado", afirmou.

FHC acredita que os tucanos deveriam imitar Marina Silva (PSB), que gravou testemunho com forte apelo emocional para dizer que passou fome na infância --com o objetivo de rebater os boatos difundidos pelo PT de que acabaria com o Bolsa Família.

Para ele, o PSDB deveria dramatizar o caso Petrobras. "Em certos momentos é preciso dramatizar para que a população sinta o que está acontecendo".

Em sua avaliação, a corrupção na Petrobras não é caso isolado e "exemplifica o que está acontecendo em muitos outros lugares".

Nenhum comentário: