terça-feira, 23 de setembro de 2014

Marina faz maratona de eventos para tentar reverter queda no Sul

• Candidata do PSB passa o dia na região, onde caiu de 32% para 25%

Sérgio Roxo – O Globo

SÃO PAULO e BRASÍLIA - A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, decidiu fazer hoje uma maratona pelos estados do Sul do país, região onde está em queda nas pesquisas de intenção de voto. Ela visitará Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre para tentar melhorar seu desempenho na reta final da disputa eleitoral.

Segundo o Datafolha, Marina já chegou a dividir a preferência do eleitorado da região com a presidente Dilma Rousseff, ambas com 32%, na pesquisa feita nos dias 28 e 29 de agosto. No levantamento da semana passada, a candidata do PSB tinha 25%, contra 35% da petista. Aécio Neves (PSDB) aparece com 22%, o que indica empate técnico entre ele e Marina no segundo lugar,

Na última sexta-feira, após a divulgação da pesquisa, a equipe de Marina decidiu cancelar a agenda marcada para o interior de Pernambuco, estado onde já lidera, e optar pela maratona de eventos no Sul.

A agenda de Marina começará de manhã em Curitiba. Ela irá a um ato político, com previsão de reunir 1.500 pessoas. À tarde, participará de outro, no Centro de Florianópolis. A maratona só terminará às 20h, em Porto Alegre, com mais um ato político.

A candidata precisará se deslocar de jato alugado. Após a morte de Eduardo Campos, em 13 de agosto, a campanha passou a evitar esses voos e a priorizar deslocamentos em aviões de carreira.

Dos três estados do Sul, Marina só conta com palanque regional no Rio Grande do Sul, onde é aliada do candidato do PMDB, José Ivo Sartori. No Paraná e em Santa Catarina, o PSB apoia nomes do PSDB. Essas alianças tinham sido fechadas por Campos. Marina, porém, sempre se posicionou contra esses acordos e não permite a vinculação de seu nomes às campanhas dos tucanos Beto Richa (Paraná) e Paulo Bauer (Santa Catarina).

Ontem, Marina aproveitou mais um ato de campanha para combater os ataques dos adversários, em especial do PT, que investe no discurso de que ela, se eleita, acabará com programas sociais do governo. Durante palestra na V Assembleia Geral Eletiva da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil (ANEC), Marina pediu aos presentes que orassem a Deus para que as pessoas tenham "bom senso e discernimento" diante do "marketing selvagem" contra ela. Marina reafirmou que vai manter e ampliar o Bolsa Família e defendeu a redução dos juros.

Nenhum comentário: