quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aécio garante fortalecimento de estatais e cobra Dilma por omissão em casos de corrupção

 Site Aécio45

O candidato também cobrou explicações da candidata petista pela propagação de terrorismo eleitoral e de mentiras sobre o futuro das empresas públicas

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, reiterou, neste domingo , em debate promovido pela Rede Record, o compromisso com o fortalecimento dos bancos públicos, a profissionalização da Petrobras e a retomada do crescimento econômico com controle da inflação.

A maneira assertiva e propositiva como Aécio comandou o debate deixou sua adversária, a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, sem resposta para questões cruciais como corrupção, desvio de dinheiro público e má gestão do governo federal.

O candidato também cobrou explicações da candidata petista pela propagação de terrorismo eleitoral e de mentiras sobre o futuro das empresas públicas, que hoje ocupam mais espaço no noticiário policial do que nas páginas econômicas dos jornais.

Durante o debate, Aécio lembrou que a Petrobras perdeu aproximadamente metade do valor de mercado durante o governo Dilma Rousseff. O candidato se comprometeu com a retomada da eficiência da estatal.

“O trabalhador que investiu na Petrobras perdeu dinheiro. Vou investir na profissionalização da Petrobras, valorizar os funcionários de carreira, retomar o orgulho nacional que ela deixou de ser”, afirmou, acrescentando que o pré-sal é um patrimônio da sociedade brasileira que será gerido com profissionalismo e eficiência. “E não como foi gerido até agora”, disse.

Aécio afirmou que vai estimular a melhoria da governança das estatais. Para isso, vai indicar profissionais de carreira com experiência, e não indicações políticas. “Precisamos profissionalizar as empresas, tirá-las da agenda política. As pessoas estão sendo nomeadas para prestar serviço para o partido da presidente ou da base política”, disse, lembrando as denúncias feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Sem resposta
Costa afirmou que um percentual dos contratos assinados pela estatal era repassado para o atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Aécio questionou Dilma sobre o fato de Vaccari, mesmo diante das denúncias, permanecer como tesoureiro do partido e conselheiro de Itaipu Binacional. Dilma não respondeu.

Aécio também lembrou que, segundo Paulo Roberto Costa, propinas da Petrobras abasteceram a campanha de Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil. Dilma também não respondeu a esse questionamento.

Bancos públicos e inflação
Com a profissionalização das empresas públicas, Aécio comprometeu-se com o fortalecimento dos principais bancos públicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O candidato afirmou que essas instituições são essenciais para o crescimento da economia e a melhoria dos indicadores sociais. Ele também lembrou que hoje a Caixa e o BB estão em situação problemática por conta de dívidas acumuladas pelo Tesouro Nacional.

As instituições financeiras fortalecidas fazem parte da estratégia de aumentar a transparência da economia brasileira, com solidez fiscal e combate à alta desenfreada dos preços. Aécio afirmou que Dilma nega os fatos ao dizer que a inflação não está descontrolada.

“As pessoas estão apavoradas, as pessoas estão indo ao supermercado fazer compra de mês, coisa que não acontecia há 15 anos, a inflação está aí. Para a presidente da República não existe a inflação”, disse o candidato.

E o fortalecimento da economia passa também pela retomada dos empregos de qualidade, que o Brasil deixou de gerar, porque, entre outros motivos, a indústria do país está sucateada. “Tivemos, recentemente, os piores meses da década em termos de geração de emprego e de demissões”, constatou Aécio.

No mês passado, o Brasil registrou a pior abertura de empregos formais para meses de setembro em 13 anos. Nos primeiros nove meses do ano, a geração de emprego com carteira assinada caiu quase 30%, para 730.124 vagas, na comparação com o igual período de 2013.

Nenhum comentário: