sábado, 2 de julho de 2016

Pesquisa aponta 13% de aprovação do governo Temer

• Dilma somava 10% em março; corrupção lidera citações, diz CNI/Ibope

Simone Iglesias - O Globo

A primeira pesquisa Ibope sobre a avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer, mostra que apenas uma parcela muito pequena da população considera seu governo ótimo ou bom: 13%. Mas se sua aprovação é muito semelhante à da presidente afastada Dilma Rousseff, que em março tinha 10% nesse quesito, o peemedebista tem a seu favor um contingente maior da população que não considera seu governo nem positivo nem negativo.

De acordo com a pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 36% consideram a gestão de Michel Temer regular, 13% não opinaram, enquanto os que consideram ruim ou péssimo o seu governo são 39%. Há três meses, 69% de entrevistados consideravam o governo Dilma ruim ou péssimo e 19% o avaliavam como regular — 1% não opinava.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a popularidade do governo interino ainda não é “o mais importante” e disse que os rumos da gestão estão certos.

— Se estamos no rumo certo, a popularidade maior ou menor, o reconhecimento maior ou menor, ainda neste momento não é o mais importante. O mais importante é que a gente saiba o rumo que a gente quer — declarou o ministro, que ressaltou o prestígio da equipe econômica e a boa relação com o Congresso como vitrines da gestão Temer.

Padilha: “aprovação boa”
A pesquisa mostra também que 31% dos entrevistados aprovam a maneira de Temer governar, enquanto 53% a desaprovam. No último levantamento referente à presidente afastada, Dilma Rousseff, em março, 14% aprovavam seu modo de governar, enquanto 82% desaprovavam.

A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 deste mês, com 2.002 pessoas em 141 municípios brasileiros, e tem margem de erro de dois pontos percentuais. De acordo com Eliseu Padilha, a “média” de aprovação do governo é boa com o pouco tempo de interinidade — cerca de um mês e meio. Em suas contas, o reconhecimento do governo deve subir nas próximas semanas.

— Nós temos 47 dias de governo. Já conseguimos 13%. Nesta velocidade, nos 90 dias devemos estar passando de 30% — afirmou.

Em comparação ao governo Dilma Rousseff, 44% dos entrevistados pelo Ibope consideram que a gestão Temer está sendo igual à da petista, 23% avaliaram que está sendo melhor, e 25% consideraram como pior o governo Temer do que o de Dilma.

As perspectivas com relação ao restante do governo são melhores que a avaliação atual, mas o saldo permanece negativo: 24% acham que a gestão Temer vai melhorar; 32% avaliam que ficará regular; e 35% disseram que vai piorar e ficar ruim ou péssimo.

O ponto com maior índice de desaprovação de Temer é a carga tributária. Hoje, 77% são contra o peso dos impostos e 17% o considera adequado.

As notícias sobre corrupção continuam a liderar as citações espontâneas no levantamento CNI-Ibope. Dos 37% que responderam, 7% citaram o afastamento de ministros do governo por denúncias de corrupção; 6% falaram na Operação Lava-Jato; 3% lembraram do processo de cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDBRJ); e outros 3% falaram genericamente em corrupção sem especificar o governo. No entanto, 63% dos entrevistados não lembraram de alguma notícia relacionada ao assunto sobre o governo. (Colaboraram Catarina Alencastro e Eduardo Barretto)

Nenhum comentário: