segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Prefeito em queda | Leandro Colon

- Folha de S. Paulo

Aspirante a candidato à Presidência, o prefeito viajante João Doria tropeça nas pesquisas, no ego e na educação a exatamente um ano das próximas eleições.

O fim de semana não poderia ter sido pior para o tucano. A nova rodada do Datafolha, divulgada neste domingo (8), mostra uma queda significativa na aprovação de sua administração na cidade de São Paulo -em quatro meses, caiu de 41% para 32%.

O levantamento foi feito em 4 e 5 de outubro. No dia seguinte, Doria desembarcou em Belém para curtir as celebrações do Círio de Nazaré.

O paulistano, diz o Datafolha, está descontente com a sanha turística do prefeito pelo país. A pesquisa aponta que 77% da população considera que as viagens trazem benefícios pessoais a ele, e apenas 35% veem lado positivo para a capital paulista.

No sábado (7), o tucano apelou. Classificou de "recadinho" uma gravação mal educada destinada a Alberto Goldman, vice-presidente do PSDB. Ele afirmou que o colega de partido é "improdutivo". "Agora vive de pijamas na sua casa", ironizou.

No ataque grosseiro a Goldman, Doria disse ter o apoio do povo paulistano "ao qual estou ao lado diariamente" -diariamente, nem tanto, afinal a mensagem veio do Pará, mais um dos destinos recentes do tucano. O Datafolha, ademais, contradiz o discurso de respaldo popular.

Alvo da ira, Goldman havia criticado as viagens. Nas palavras dele, "o prefeito ainda não nasceu". "A única coisa que nasceu até agora foi um candidato à Presidência", declarou.

Segundo a pesquisa, 55% dos paulistanos não votariam em Doria para presidente. O Datafolha mostrou, na semana passada, que a sua rejeição no país subiu de 20% para 25%.

O governador Geraldo Alckmin, padrinho de Doria, supera a cria na preferência dos paulistanos pela disputa ao Palácio do Planalto em 2018.

O prefeito chamou Goldman de "fracassado", mas é Doria quem pode fracassar na sua aventura política, atropelado pela própria ambição.

Nenhum comentário: