sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Bolsonaro “gosta do cheiro da morte” e lidera “mar de incompetência”, diz Doria

Anvisa deveria deixar burocracia de lado ao analisar aprovação de vacinas, diz governador paulista

Por André Guilherme Vieira / Valor Econômico

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) subiu o tom e afirmou ontem, em live do Valor, que o presidente Jair Bolsonaro conduz um governo “que defende a morte, gosta do cheiro da morte” e que o Brasil por ele liderado é “um mar de incompetência”. Para Doria, o país se converteu em “um conjunto de fracassos” capitaneado por “um pária internacional” e o presidente “retardou de forma hostil e desumana” o início da vacinação em todo o território nacional.

Doria também criticou os empresários que se mostram constantemente alinhados a Bolsonaro.“O distanciamento do governo o afasta da atividade produtiva. Aliás, para não dizer que o afasta, apenas aqueles que gostam de ser solidários e puxa-sacos do governo é que ficam lá tomando café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro”.

Na avaliação do governador, os “verdadeiros líderes da indústria brasileira e de outros setores” estão sozinhos. “Porque não têm diálogo com o governo federal, nem uma política pública adequada para atrair investimentos internacionais, promover o desenvolvimento do país”.

As declarações do governador de São Paulo, potencial candidato à Presidência da República em 2022 e um dos principais adversário político de Bolsonaro, foram feitas ao longo dos 43 minutos e 10 segundos de conversa, na qual elencou uma série de erros e falhas que atribuiu ao presidente.

O tucano é crítico frequente do governo Bolsonaro. A polarização entre ambos se acentuou após o início da pandemia.

O governador de São Paulo também deixou clara a sua intenção de iniciar a vacinação em São Paulo nos próximos dias - na hipótese de o Ministério da Saúde não apresentar com transparência as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI).

“O Brasil está perdido, infelizmente não temos uma liderança no Brasil, o país é uma sucessão constante de equívocos, que levam a um caos sanitário, de saúde e um caos econômico”, disse.

“O atraso do Brasil [na vacinação] é conhecido mundialmente. Quando iniciarmos a vacinação, na semana que vem, o Brasil será o 65º país do mundo a vacinar, sendo que fomos o 1º país da América Latina e o 3º do mundo a ter a vacina pronta para imunizar a população”, salientou Doria. No continente, a Argentina e o Chile já iniciaram suas vacinações.

“Eu não tenho prazer em constatar que vivo num país dominado por um governo incompetente. Gostaria de aplaudir, mas não há como aplaudir um governo que defende a morte, que gosta do cheiro da morte, que não respeita a ciência e desrespeita a própria vida, como é o governo Bolsonaro”.

O governador disse que é péssima a avaliação sobre a gestão do presidente Bolsonaro feita por órgãos internacionais como a Human Rights Watch.

“Essa classificação não é minha, é de entidades e meios de comunicação internacionais. A Human Rights Watch condenou a postura desumana e principalmente a postura negacionista do presidente do Brasil em relação ao tema do combate à Covid-19”, afirmou. Em seguida, o governador emendou: “hoje o Brasil é liderado por um pária internacional”.

Indagado sobre a data em que a vacinação terá início em São Paulo, Doria disse que a pergunta deve ser dirigida a Bolsonaro.

“É o que todos queremos saber. Em 20 de outubro foi assinado um acordo e divulgado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na presença de governadores, líderes na Câmara e no Senado. No dia seguinte, não é que o presidente Jair Bolsonaro desmentiu, ele desautorizou seu ministro da Saúde”.

Para Doria, “ele humilhou o seu ministro da Saúde, dizendo que o que ele tinha assinado não tinha validade e que, ele, como presidente da República, não concordava. E que pouco interessava a ele o que havia feito o ministro da Saúde”.

O governador disse que o problema não fica só em Pazuello. “É surpreendente a forma como o Bolsonaro trata seus ministros, trata dirigentes de estatais. Ele os humilha, desautoriza constantemente, não tem espírito de equipe e nem dialoga”, disse.

E prosseguiu: “o único diálogo que nós brasileiros conhecemos de uma reunião de ministério foi aquele encontro patético com palavrões e ataques ao Supremo Tribunal Federal, ao Congresso Nacional”, recordou o governador, fazendo menção ao vídeo de reunião ministerial de 22 de abril do ano passado.

A gravação foi indicada pelo ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sergio Moro, como uma evidência de que Bolsonaro teria tentado interferir na Polícia Federal (PF). O caso gerou uma investigação no STF que apura se houve ingerência presidencial no órgão policial, que é subordinado ao Poder Executivo.

O governador não disfarçou a desconfiança com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde responsável por aprovar o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e o imunizante da AstraZeneca. A expectativa é que as liberações ocorram no domingo.

“Só o que faltava é chegar o domingo e dizerem, ‘olha, eu vou liberar uma’. A da AstraZeneca é liberada, a do Butantan não. É só o que faltava para configurar o desastre, é só o que falta agora neste espetáculo de incompetência”, ironizou o governador paulista.

“Aqui em São Paulo nós vamos iniciar imediatamente, você, eu, milhões de brasileiros estão aguardando a Anvisa finalmente fornecer a autorização em caráter emergencial, para que a vacina do Butantan, assim como a da AstraZeneca, que são as duas que temos neste momento”, disse.

“Mas torcemos também pela aprovação de outras vacinas e que a Anvisa tenha a capacidade de obedecer à Ciência, e obedecer ao princípio da vida também”.De acordo com o governador, a intenção de São Paulo e outros 12 estados é seguir o PNI.

“Todos nós desejamos apoiar o PNI. Sempre foi assim, nos últimos 52 anos sempre funcionou. Mas funcionou porque havia responsabilidade e atitude correta, mesmo em governos com ideologias distintas”, disse. “Não tivemos problemas no governo Lula, no governo Dilma Rousseff, no governo de Michel Temer, de Fernando Henrique, no governo Fernando Collor, para citar alguns governos, o do Itamar Franco”.

Na avaliação de Doria, o imbróglio em que se converteu a vacinação contra a Covid-19 não tem precedente no Brasil.

“Nunca houve problema com o programa de imunização, nunca houve uma situação dramática como essa que nós estamos vivendo. E exatamente na pior situação de saúde no Brasil nos últimos 100 anos que nós fomos constatar essa triste realidade no governo negacionista de Jair Bolsonaro”.

O governador de São Paulo afirmou também que a inação do governo federal em promover a campanha de vacinação contra o coronavírus se reflete diretamente na atividade econômica do país.

“O atraso da vacinação promove também o atraso da recuperação econômica do país, e é uma tristeza atrás da outra”, disse Doria.“No ano de 2020 a performance de São Paulo foi três vezes superior à do Brasil, num período difícil de decréscimo da economia. E agora, neste ano, a abertura que poderia ser de esperança para os brasileiros, neste momento é a abertura de dúvida”.

Segundo Doria, o cenário de incertezas tem se refletido nos mercados internacionais.“O governo federal, por falta de uma política de vacinação, não se tem um prazo confirmado, seguro de imunização dos brasileiros para a retomada da economia”.

Doria apontou o anúncio de que a montadora Ford está deixando o país como um sintoma da inabilidade de diálogo de que o governo Bolsonaro padece também na esfera econômica.

“Ele não foi capaz de dialogar com uma empresa que está há 10 anos no Brasil, e a culpa por deixar o país. Não um diálogo para fazer socorro, mas um diálogo construtivo. Qual foi o diálogo feito pelo ministro da Economia [Paulo Guedes] com o presidente da Ford?”, indagou o governador.

Nenhum comentário: