quinta-feira, 6 de maio de 2021

Castro começa a organizar base para tentar reeleição

Por Cristian Klein e Rodrigo Carro  / Valor Econômico

RIO - A visita do presidente Jair Bolsonaro ao governador do Rio de Janeiro, realizada ontem, significou uma demonstração de força de Cláudio Castro (PSC), num momento em que o chefe do Executivo estadual fluminense prepara o terreno de alianças visando a aglutinar partidos para disputar a reeleição no ano que vem.

Castro deslanchou uma reforma no secretariado, que começou com trocas nas pastas da Fazenda, assumida pelo contador e professor universitário Nelson Rocha, e da Saúde, onde o PP indicou o médico e major do Corpo de Bombeiros Alexandre Chieppe. O governador, apurou o Valor, ofereceu ao PL outra pasta de grande orçamento, a de Educação, atualmente comandada por Comte Bittencourt (Cidadania), e planeja aumentar o espaço do Republicanos, que hoje já está à frente das secretarias de Trabalho e Renda e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A troca na Secretaria de Saúde, em meio à pandemia, foi avalizada pelo presidente nacional do partido, Ciro Nogueira (PP-PI), e pelo presidente da Câmara dos Deputados - que se aproximaram de Castro durante a campanha de Arthur Lira (PP-AL) ao comando da Casa -, mas teve como principal fiador o deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ). Líder da sigla no Estado, Luizinho chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Saúde após a saída de Eduardo Pazuello.

Ao assumir o cargo em definitivo no sábado - depois do impeachment de Wilson Witzel (PSC) na véspera - Castro passou a priorizar o projeto de reeleição, o que o está levando a uma reorientação dos critérios de formação da base aliada. Se antes o foco era a governabilidade e o apoio da colcha de retalhos da Assembleia Legislativa (Alerj), manejados com indicações mais personalistas para o secretariado e que tomavam como parâmetro o peso dos partidos na Casa, agora as atenções estão voltadas para a atração das legendas mais poderosas nacionalmente, como PP, PL e Republicanos. São elas que poderão lhe dar mais tempo de TV e recursos do fundo partidário para os candidatos da coligação.

“Essas trocas visam à reeleição. O PP será um partido muito importante para o governador. É natural que o Cláudio redefina as várias secretarias, despersonalizando-as e partidarizando-as”, afirma o deputado federal Otoni de Paula (PSC), que deve se filiar ao Republicanos para concorrer ao Senado.

Segundo o parlamentar, Castro “fez uma boa sinalização” ao seu futuro partido, em conversas com a direção estadual e o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, no sentido de ampliar o espaço que a legenda já tem.

Ao selar a aliança com o PP, Castro também busca um abrigo partidário, já que sua ida para o PSD foi praticamente inviabilizada com a saída, noticiada na terça-feira, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do DEM para a sigla presidida nacionalmente pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. “O Claudio está fazendo um movimento em direção ao PP, mas o partido já disse que não pode garantir alocação de recurso para a campanha dele”, afirma uma fonte, que preferiu não de identificar, lembrando que a prioridade da legenda para a eleição a governador é emplacar Ciro Nogueira como governador do Piauí.

Questionada se a troca de comando na Fazenda fluminense poderia interferir na adesão do Estado ao novo Regime de Recuperação fiscal, a assessoria da pasta limitou-se a informar que o pedido de ingresso no RRF “será entregue, seguindo o cronograma de trabalho, até o fim do mês de maio.”

“Só falta o Rio de Janeiro pedir a adesão mesmo. Assim que eles pedirem, o trâmite é rápido no Ministério da Economia”, diz um interlocutor próximo à pasta federal. Uma vez protocolado o pedido, o Ministério da Economia tem até 20 dias para verificar o cumprimento dos requisitos previstos em lei e até dez dias para publicar o resultado desta análise.

Nenhum comentário: