sábado, 20 de novembro de 2021

Demétrio Magnoli – Flor da conciliação

Folha de S. Paulo

Com Alckmin, Lula veste a fantasia de candidato da unidade antibolsonarista

Uma flor de pré-campanha condenada a murchar sob as intempéries do verão. Foi mais ou menos assim que uma jornalista arguta definiu o ensaio de chapa Lula/Alckmin, em conversa privada. Talvez ela tenha razão. Ou não: a flor implausível seria um lance de mestre de Lula e, ainda, atenderia aos interesses de um Alckmin ousado que emerge do exílio político.

Lula selou o triunfo original, de 2002, por meio da Carta ao Povo Brasileiro, na qual se comprometia a respeitar contratos e conservar o equilíbrio macroeconômico. Capturar Alckmin, torre indefesa no tabuleiro sucessório, equivale a escrever uma segunda versão da célebre carta.

É, quase, xeque-mate. Não, obviamente, por uma suposta torrente de eleitores sob controle do ex-governador, algo que se revelou ilusório em 2018, mas pelo impacto simbólico da flor da conciliação. A missão de Lula é alcançar o Planalto pela autopista do primeiro turno, evitando as traiçoeiras estradas vicinais do segundo. A figura do vice afastaria temores de amplas parcelas do eleitorado, limando os perigosos índices de rejeição que cercam sua candidatura. Com Alckmin, o ex-presidente veste a fantasia de candidato da unidade antibolsonarista: segunda e terceira vias, ao mesmo tempo.

Indignação entre as bases petistas? O único argumento contrário à chapa da concórdia é de espantosa ingenuidade. Diante do fato consumado, os petistas ideológicos percorreriam as três conhecidas etapas do luto político: negação ("é fake news", "vai rachar antes da campanha"), furor raivoso ("traição", "capitulação") e, finalmente, resignação ("o vice é irrelevante"). O PT segue Lula, para o bem ou o mal. E nem o PSOL, sob comando do lulista Boulos, romperia com o que batizariam como "frente ampla democrática".

Alckmin quer mesmo é retornar ao Bandeirantes –e, de mais a mais, subordinando-se a Lula, perderia a centro-direita sem jamais seduzir a esquerda. O raciocínio de certos analistas tem lógica, mas apenas a lógica estreita da prudência convencional.

Governar São Paulo vale mais que ocupar a cadeira marginal da vice-presidência. Alckmin, contudo, não tem perspectiva de vitória automática no pleito paulista. Por outro lado, na aventura nacional, ele miraria efetivamente a Presidência, em horizonte mais extenso: Lula, ícone insubstituível da esquerda brasileira, completará 81 em 2026.

Vices carecem de poder real, mas acariciam a ambição realista de trocar de cadeira. O vice singular, protagonista na dissolução de uma polarização de três décadas, disporia da oportunidade histórica de redesenhar um mapa eleitoral borrado pela ausência de Lula e pela falência do PSDB.

Jogada magistral do Lula de sempre, experimento audaz de um Alckmin reinventado. Mas, do ponto de vista dos interesses da sociedade brasileira, como avaliar a flor da conciliação?

Celso Rocha de Barros a classificou como corolário improvável de "inteligência coletiva" e "senso de responsabilidade" (Folha, 7/11). Segundo sua análise esperançosa, a chapa representaria uma integração de legados: a política macroeconômica de FHC mais a política social de Lula.

Sou mais cético, na esfera da responsabilidade econômica. De um lado, exceto nos parêntesis de processos de impeachment, vices cumprem função decorativa: as presenças do empresário José Alencar e do líder emedebista Michel Temer não moderaram os impulsos lulopetistas de populismo fiscal. De outro, a política econômica de Lula sujeitou-se implacavelmente às conveniências mutáveis de seu projeto de poder, oscilando da pragmática ortodoxia (Lula 1) à farra orgiástica (Lula 2, radicalizado por Dilma 1).

Primavera, tempo de flores. "Não há nada que não possa ser reconciliado", esclareceu Lula em Bruxelas, referindo-se à hipotética chapa com um "muito honrado" Alckmin. Conciliação foi, no passado, o outro nome do Brasil.

Nenhum comentário: