sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Hélio Schwartsman - Bolsonaro é culpa da Lava Jato?

Folha de S. Paulo

Não penso que seja tão simples culpar a Lava Jato pelo fato

Especialmente depois da liberação judicial de Lula para concorrer na próxima eleição, voltou a circular a ideia de que foi a Operação Lava Jato que colocou Bolsonaro no poder. Não penso que seja assim tão simples.

Começo retomando um argumento que já usei para defender o PT da acusação de ter sido responsável pela eleição do atual presidente. Precisamos diferenciar causas próximas das mais remotas e devemos reservar o rótulo "culpa" às primeiras, ou acabaremos responsabilizando o Big Bang por tudo o que há de errado no mundo.

Bolsonaro foi eleito porque recebeu a maior parte dos votos válidos. O culpado, portanto, é o eleitor. Isso não nos impede de analisar os vários elementos que contribuíram para esse desfecho, mas devemos ser cuidadosos para não transformar cofatores em causa primordial, o que levaria a uma má compreensão do fenômeno.

A Operação Lava Jato, ao ter fomentado o antipetismo e retirado Lula da disputa de 2018, decerto ajudou Bolsonaro a chegar ao poder, mas não está tão claro que tenha sido determinante. Não estou tão seguro de que, se tivesse podido candidatar-se, Lula teria batido Bolsonaro no segundo turno. Os demais resultados daquela eleição mostram um voto com forte tendência antipetista, que se repetiu em 2020.

Mas o antipetismo também é culpa da Lava Jato, proclamará o lulista empedernido. Talvez, mas só até certo ponto. Se o frenesi anticorrupção motiva eleitores, a economia também o faz. E, até onde consigo enxergar, a recessão de 2015-16, sob Dilma Rousseff, foi mais decisiva para o antipetismo do que as denúncias de corrupção, ainda que as duas possam ter atuado sinergicamente.

E nem é preciso recuar muito para ver isso. Em 2005-6, o PT e o próprio Lula estavam enredados no escândalo do mensalão. Mas, como a economia ia bem, Lula se reelegeu sem dificuldade. E não dá para dizer que foi a Lava Jato que causou a recessão.

Nenhum comentário: