sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Bernardo Mello Franco – A guerra dos tucanos

O Globo

O PSDB escolhe no domingo o seu candidato à Presidência. Pelo que sugerem as pesquisas, o vencedor deve conquistar o direito de perder a eleição de 2022. Fora da bolha tucana, João Doria e Eduardo Leite exibem desempenho de nanicos. Oscilam entre 2% e 4% das intenções de voto.

Durante 20 anos, PSDB e PT polarizaram a política brasileira. Os tucanos venceram duas corridas presidenciais e chegaram ao segundo turno em outras quatro. Na oposição ao petismo, caminharam para a direita e apostaram na retórica moralista. Esse discurso foi pelos ares quando Aécio Neves pediu R$ 2 milhões ao dono da JBS.

O declínio do PSDB se agravou com a ascensão de Jair Bolsonaro. O capitão roubou a bandeira do antipetismo e a preferência da elite econômica. Traído pelo próprio partido, Geraldo Alckmin recebeu míseros 4% dos votos em 2018. Ao fim da campanha, precisou pedir emprego no programa do Ronnie Von.

Massacrado nas urnas, o PSDB perdeu o rumo e a identidade. Sua bancada federal virou um apêndice do Centrão. Vota com o governo em troca de cargos e emendas. Doria e Leite, que surfaram a onda bolsonarista, agora dizem fazer oposição. Mas não conseguem explicar por que demoraram tanto a notar os defeitos do presidente.

As prévias serão lembradas por momentos pitorescos. Em outubro, Doria causou constrangimento ao perguntar, no interior da Paraíba, se alguém na plateia já tinha viajado para Dubai. Nesta semana, um vereador conhecido como Cabelinho divulgou vídeo em que ensina a fraudar a eleição interna.

Os tucanos dizem que a disputa marca uma evolução da sigla, que costumava escolher candidatos em restaurantes estrelados dos Jardins. No entanto o processo virou uma guerra fratricida, em que os favoritos trocam acusações de oportunismo e uso da máquina.

O vencedor das prévias não terá vida fácil. A começar pela concorrência de Moro, nova aposta de empresários e banqueiros desiludidos com o PSDB. Se Doria for o escolhido, seu ex-padrinho Alckmin deve liderar uma revoada do ninho tucano. No caso de Leite, o risco é ganhar e não levar. Para derrotar o rival paulista, o gaúcho se associou aos correligionários mineiros. E Aécio já avisou que o “patriotismo” pode convencê-los a apoiar um presidenciável de outra legenda.

 

Nenhum comentário: