sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

César Felício: Só Lula se move no ano

Valor Econômico

Petista cresce e adversários variam na margem de erro

Só existe um movimento nas pesquisas em 2021: o crescimento de Luiz Inácio Lula da Silva. De resto, nada de novo no front. O Datafolha de ontem trouxe Lula com 48%, Bolsonaro com 22%, Sergio Moro com 9%, Ciro Gomes com 7% e João Doria com 4%. Em maio, Lula tinha sete pontos a menos, Bolsonaro um, Moro dois, Ciro um e Doria um. Havia outros candidatos e a comparação é imperfeita, mas o quinteto estava lá.

O Datafolha é uma pesquisa presencial. Lula costuma pontuar mais alto em pesquisas assim do que nos levantamentos feitos por entrevistas telefônicas. Mas a curva, que é o que importa, tem sido rigorosamente a mesma, independentemente do método.

Em 12 de março deste ano, quatro dias depois de Lula da Silva recuperar seus direitos políticos, a pesquisa XP/Ipespe mostrava Bolsonaro na liderança eleitoral, com 27%, o petista com 25%, Moro 10%, Ciro 9% e Doria 3%. No dia 26 de novembro, a rodada da pesquisa trazia Lula na liderança com 15 pontos a mais e todos os outros quatro variando na margem de erro.

Com um detalhe, lembrado pelo cientista político Antonio Lavareda, do Ipespe: a rejeição a Lula não mudou ao longo do ano. Segundo o Ipespe, 47% dos pesquisados diziam em abril que a probabilidade de votarem em Lula era nenhuma. Sete meses depois, o percentual é 45%. No Datafolha, a rejeição é medida de modo diferente, com múltipla escolha pelo pesquisado. O percentual contra Lula é menor, mas também estável no longo prazo. Era 36% em maio e é 34% agora. Bolsonaro foi de 54% para 60%.

A rejeição de Lula foi superada por um fenômeno avassalador: a rejeição a Bolsonaro. É evidente que Lula, e apenas Lula, está se beneficiando do aumento do desgaste de Bolsonaro. E o presidente perde o antipetismo, sem que este espólio seja capturado pela terceira via.

Segundo Lavareda, a explicação está na origem política dos candidatos e nas afinidades eletivas que estabeleceram. Moro é ex-ministro de Bolsonaro e Doria é ex-eleitor. Não capturaram o antibolsonarismo. “O problema é que campanha eleitoral é colheita. O candidato mobiliza opiniões previamente formadas”, diz o cientista político. Guinadas não são fáceis, portanto.

No caso de Ciro, o pedetista optou por ir para cima de Lula assim que o petista voltou ao palco. Fez isso com mais empenho do que Doria, ao passo que Moro acabou de entrar em cena. Ciro está no guarda-chuva da esquerda há muitos anos. Não captura o antipetismo e parou de buscar o antibolsonarismo, no que talvez tenha sido um erro estratégico.

Isso significa que o espaço para a terceira via acabou? “Não ache que é impossível o que apenas improvável lhe parece”, diz Lavareda, citando Shakespeare. O fato é que há um vão entre os que rejeitam Lula e o eleitorado de Bolsonaro. Isso não permite que a especulação sobre chances da terceira via se feche.

O outro fator que explica a subida de Lula pode ser entendido também com a leitura da segunda parte dessa coluna.

Virada de clima

A reação geral à operação policial que atingiu na quarta-feira o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, mostrou que não há mais o mesmo ambiente de aceitação social dos métodos consagrados pela Lava-Jato que existia até pouco tempo atrás.

Hoje ações do Judiciário e da Polícia contra potenciais candidatos em temporada pré-eleitoral são vistas com mais desconfiança de serem guiadas por propósitos políticos obscuros, e o desenrolar do caso Lula favoreceu o crescimento dessa suspeição. O advento do governo Bolsonaro a cristalizou.

Bolsonaro pode ter aparelhado a Polícia Federal e ter sua rede de aliados dentro do Judiciário. São abundantes indícios nesse sentido. Mas se o que houve na quarta-feira contra Ciro e Cid foi produto de uma conspiração política, não funcionou.

Não se entra aqui no mérito da investigação que embasou a decisão de quebras de sigilos constitucionais e os mandados de busca de apreensão. A consistência das suspeitas contra os pedetistas é tema para outro debate. A questão é que o impacto dos fatos na sociedade foi diferente dos exemplos vivos na memória de todos.

Não houve o protagonismo dos investigadores que empolgou o país na década passada. Quem passou o dia recebendo holofotes foram os próprios alvos da operação, e não faltaram demonstrações de solidariedade a Ciro. Foram de Lula a Doria, passando pelo Cabo Daciolo.

Esta reversão de percepção pode ser uma boa notícia para todos os candidatos que forem alvos de denúncias de corrupção no próximo ano, mas há uma questão em aberto: o vendaval pelo qual o Brasil passou nos últimos tempos deixou algum saldo que impeça a volta dos esquemas de corrupção que vieram à luz na década passada? Sobre a existência desses esquemas, poucas dúvidas existem.

A resposta para esse ponto não é simples. Há indícios de que caminhou-se alguma coisa. Foram criados instrumentos que tornam mais difícil a mesma peça ser encenada.

Ainda que diluída pelo Congresso, a lei anticorrupção de 2019 responsabiliza pessoas jurídicas que se envolvem em descaminhos. O financiamento de empresas a candidatos foi vedado. O nepotismo foi coibido. O lavajatismo virou um estigma, mas a estrutura de repressão à criminalidade não foi propriamente desmantelada.

Um sinal disso é a busca da regularização da atividade de lobby por grandes empresas, antes mesmo do envio da proposta do governo que busca alinhar o país com as práticas estabelecidas pela OCDE. Hoje nada menos que 357 lobistas de entidades de classe e 597 representantes de órgãos públicos estão credenciados pela Câmara, uma razão de 1,86 profissional por parlamentar, segundo levantamento da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).

“Esta busca espontânea de transparência foi pelo temor das empresas de se confundirem com a prática de crimes. Há um esforço das grandes empresas em demonstrarem integridade” comentou o advogado paulista Sérgio Rosenthal, que defendeu grandes brancos em operações como a Zelotes. Para ele, “com o fim da Lava-Jato, a atividade investigativa se reduziu, mas o controle aumentou”.

A legislação, contudo, nunca impedirá a prática de crimes. A cultura social é a baliza mais importante para aferir se os controles serão ou não efetivos, e, neste sentido, os dias são de retrocesso. A fase pela qual o Brasil passa nesse momento é toda ela anti-institucional. Tudo é guerra política, e pesará sobre os fiscais da lei a sombra da suspeita.

 

Nenhum comentário: