sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Ruth de Aquino - Quarentena de 5 dias é "patética"

O Globo

Essa quarentena de cinco dias é patética, injusta e impossível de fiscalizar, especialmente num país continental como o Brasil. Quem afirma é a Dra Margareth Dalcolmo. “O passaporte vacinal é o mínimo civilizatório neste momento. Todos os países pedem. O Brasil será uma exceção e, desculpe o termo forte, vai virar uma espécie de bordel de entrada de pessoas não vacinadas. Para onde elas irão viajar no fim do ano e nas férias se nenhum país aceita? Patético”.

O período é curto demais também para a incubação e detecção do vírus. “Cinco dias é um número arbitrário, sem base científica, alguns países estabelecem sete dias, outros, como a China, 21 dias”. Como me disse a Dra Margareth, que acaba de lançar seu livro “Um tempo para não esquecer”, o Brasil complica ao apelar a esse arremedo de isolamento. Uma barreira muito mais complexa e trabalhosa do que a requisição de um passaporte sanitário. 

“É uma medida injusta com nossa população. Vai expor os brasileiros, depois de tanto esforço para conseguir um ritmo de cruzeiro em nossa imunização”. Tivemos a adesão em massa do povo às vacinas. Pais, mães, filhos. De todas as classes. Fizemos fila. O Brasil surpreendeu positivamente. Confiamos na ciência, no SUS e nos médicos sérios. Fomos solidários e ótimos, em comparação com os europeus.

Quando cheguei a Paris em maio, o Brasil estava na zona vermelha. Éramos turistas indesejados no mundo. Punidos pela irresponsabilidade, ignorância e desprezo à vida do governo Bolsonaro. Quem conseguia entrar na França era sujeito a várias exigências. Além do PCR antes de ir e teste antígeno ao chegar ao aeroporto, era preciso informar endereço, celular, e-mail. No mesmo dia de minha chegada, recebi a visita de dois gendarmes, uma moça e um rapaz, para checar se eu estava isolada. Durante 10 dias, policiais, de farda e à paisana, foram a meu endereço em horários diversos. Se eu não estivesse, a multa seria de 1.500 euros, ou R$ 10 mil. 

Uma funcionária da Assurance Maladie me telefonou para saber se eu tinha sintomas estranhos ou se estava bem. Pediu desculpas por incomodar. E mandou um e-mail orientando como fazer, no meu bairro, um PCR no penúltimo dia da quarentena. Essa é uma quarentena à francesa. Como seria a quarentena à brasileira? Em pleno verão? Ah sim, a fiscalização ficaria por conta dos Cievs – centros de informações estratégicas em vigilância em saúde. 

Alguém realmente acredita que os não vacinados serão fiscalizados e monitorados? Ou estarão no bar e na praia no dia seguinte? A quarentena tropical é pra gado dormir. Até agora nem se falou de multa ou punição para quem transgredir.

Um leitor escreveu para o Globo contando como foi bem recebido, sem restrições, no Brasil, chegando de Lisboa. “Ninguém me exigiu teste de Covid que fiz em Portugal e nem o formulário Anvisa que preenchi via internet. Só passaporte. Vim de uma cidade que apresenta casos da nova variante. E se estivesse contaminado ou sem teste?” O leitor, Luiz Renato Quintanilha, chamou o que viveu de “gravíssima negligência oficial” e “descontrole sanitário”. Ninguém consciente se sente a salvo hoje chegando a um país assim.

Mas o cardiologista e ministro da Saúde Marcelo Queiroga discorda. Ele acha “melhor perder a vida do que a liberdade”. Talvez ache melhor perder o diploma do que o cargo. Melhor perder o pescoço do que a boquinha. Se o saudoso e irônico Xexéo estivesse vivo, Queiroga seria fortíssimo candidato a mala do ano. Mala não, baú. 

 

Nenhum comentário: