quinta-feira, 28 de junho de 2012

Em Recife, PSB apresenta Geraldo Júlio à Frente Popular

Evento terá a presença de Eduardo Campos

Sheila Borges

Para mostrar o seu poder de articulação e, consequentemente, a força política da nova formatação da Frente Popular, sem a presença do PT e com o ingresso do PMDB, o governador Eduardo Campos apresenta oficialmente hoje aos aliados, no Recife Monte Hotéis, às 17h, o candidato da coligação que concorrerá à Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio. Com um perfil técnico, o ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Eduardo estreia nas urnas com a difícil missão de derrotar o projeto de poder do PT, que comanda a PCR há 12 anos. Os petistas contavam com o apoio do PSB, representado, na atual gestão, pelo vice-prefeito, Milton Coelho.

O anúncio contará com a chapa completa. O vice de Júlio é do PCdoB, mas até ontem à noite nem socialistas nem comunistas confirmavam o nome oficialmente. Nos bastidores, o mais cotado é o deputado estadual Luciano Siqueira, que foi vice-prefeito por oito anos do ex-prefeito João Paulo (PT). A sintonia entre Júlio e Siqueira é tanta que foi para o comunista que o prefeiturável ligou quando voltou ontem ao Brasil após viagem aos Estados Unidos.

Júlio foi convidado e aceitou participar de uma plenária que o PCdoB promoverá hoje com militantes, o que será o primeiro evento público que o socialista prestigiará como o candidato da Frente. Siqueira fez questão de colocar essa informação ontem em seu Twitter, o que aumentou os rumores de sua presença na chapa majoritária.

Para se contrapor à inexperiência Júlio na arte de fazer política, tanto no atacado, como no varejo, Eduardo construiu um palanque amplo, composto por 16 agremiações: PSB, PCdoB, PV, PTN, PTB, PSD, PR, PRB, PSL, PSC, PSDC, PHS, PTC, PRP, PTdoB e PMDB, que vai dar mais de 18 minutos a Júlio no guia eleitoral da TV. Uma base que pode ser reforçada ao longo do dia de hoje com a entrada de novos aliados.

O PPS deve ser mais uma sigla de oposição que está prestes a aderir. Raul Jungmann pode desistir da pré-candidatura à PCR.

É com essa base de sustentação que Geraldo Júlio fará oposição ao ex-presidente Lula e se colocará como o candidato anti-PT. Eduardo não conseguiu falar com Lula ontem, que estaria bastante chateado com a postura do PSB, que quase isolou os petistas no Recife. Antes do ato de lançamento, Júlio deve se reunir com os presidentes das legendas aliadas para mostrar o motivo pelo qual foi ungido por Eduardo: conhece a fundo o modelo de gestão do Estado e, se eleito, saberá levá-lo para a PCR, como deseja a população, segundo pesquisas internas de opinião do próprio PSB.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: