quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Freire compara Dilma à Thatcher

Por: Valéria de Oliveira

O deputado Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, comparou a presidente Dilma Rousseff à ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, do Partido Conservador. “Assim como Thatcher, ela (Dilma) tenta quebrar a espinha dorsal do sindicalismo”, disse no plenário da Câmara.

Freire se referia ao comportamento do governo Dilma em relação às reivindicações do funcionalismo público. De acordo com as lideranças sindicais, estão em greve pelo menos 300 mil servidores federais. O Palácio do Planalto permanece inflexível nas negociações. “Dilma é nossa dama de ferro”, afirmou, lembrando o apelido da líder inglesa.

Petrobras

O deputado fez um discurso em que critica a gestão petista na Petrobras, que apresentou prejuízo de R$ 1,346 bilhão no segundo trimestre de 2012. Segundo a presidente da empresa, Maria das Graças Foster, lembrou Freire, o resultado é devido ao câmbio, ao aumento das importações de gasolina e aos preços dos combustíveis praticados pela estatal.

No entanto, cutucou o presidente do PPS, no primeiro mandato de Lula, foi anunciada a autossuficiência energética. “Seríamos o maior produtor de combustíveis renováveis, como o etanol e o biodiesel, e também passaríamos à condição de exportadores de petróleo”.

Mas o que se vê, disse Freire, “é o colapso na produção de etanol de um lado e a Petrobras deslizando continuamente para a apropriação indébita por parte do PT e sua base aliada, vítima de processos irracionais de administração e produção”. Já o programa do biodiesel, acrescentou, é “um desastre”.

Falta de planejamento

A importação de gasolina pelo Brasil cresceu 13% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2011. O governo esperava uma elevação na produção de etanol que não aconteceu. “O consumo de gasolina aumentou 7% até o meio do ano, mas não houve planejamento para expansão da produção em território nacional”, analisou.

As novas refinarias estão com os cronogramas de obras atrasados. “Houve uma falha monumental de planejamento estratégico no setor, o que desencadeou a necessidade de importação crescente de gasolina”, observou Freire. Ele ressaltou que, ao lado disso, o governo incentivou a produção de carros.

“A política de manutenção de preços internos da gasolina descolados dos preços internacionais é um subsídio que mascara a situação da economia do país”, disse o parlamentar. Ele lembrou que o preço do combustível é o mais elevado da América Latina (custa 40% menos em Buenos Aires, por exemplo).

Para Roberto Freire, o uso da Petrobras como instrumento de política industrial precisa ser repensado. “A política do conteúdo mínimo local, cobrada dos fornecedores, tem se mostrado contraproducente; obriga a empresa a buscar objetivos outros, que não a eficiência, o que aumenta os custos repassados ao consumidor”. Por causa dessa exigência, a descoberta da camada pré-sal responde apenas por 5% da produção nacional.

Freire salientou que esse problema diz respeito a um setor que a presidente domina, que é o de energia, “o que desmente sua tão exaltada competência administrativa”. Falta gestão competente de todo o Estado brasileiro, disse.

FONTE: PORTAL DO PPS

Um comentário:

Leandro disse...

Lula foi um presidente popular, mas irresponsável em administração e economia. A bomba está estourando no colo de Dilma. Mas ela também tem culpa. Também age irresponsável.