quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Grupo do PT quer anistia a deputados pós-mensalão

Manobra na Câmara beneficiaria Dirceu caso ele seja absolvido

Maria Lima

BRASÍLIA Se for absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu pretende retomar imediatamente seu projeto político, antecipando a recuperação de seus direitos políticos, cassados até 2015.

Para isso, além de ser absolvido no STF, ele e seus colegas petistas vão trabalhar para aprovar, ainda este ano, um projeto de anistia, a ser apresentado pelo PT da Câmara. Se conseguir ultrapassar as duas etapas - o julgamento no Supremo e a anistia -, Dirceu já deve disputar eleição em 2014.

Já tramita nas comissões da Câmara, desde 2007, um projeto do ex-deputado Ernandes Amorim (RO), que prevê a anistia política para os três deputados cassados no escândalo do mensalão: Dirceu, Pedro Corrêa (PP) e Roberto Jefferson (PTB). Mas esse projeto está engavetado desde então. Apelando para o "espírito de corpo" da Câmara, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), não vê dificuldades na aprovação da anistia, se os réus forem absolvidos:

- Independentemente da coloração partidária, somos muito corporativistas. O deputado pode pensar que amanhã ele também pode precisar.

O deputado tucano Carlos Sampaio, relator da cassação de Pedro Corrêa, discorda:

- (A Câmara) fez um julgamento político sobre a inconveniência da presença deles. Não devemos mudar nosso entendimento.

Para ser aprovado, o projeto precisa de maioria simples na Câmara e no Senado, ou seja, os votos de metade mais um dos parlamentares presentes na sessão.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: