terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Analistas cortam projeção do PIB para 1% em 2012

Pesquisa do BC mostra quarta queda seguida nas estimativas do mercado. Em 2013, país deverá crescer 3,5%

Gabriela Valente

BRASÍLIA - As previsões em relação à economia brasileira se deterioram a cada semana. A expectativa atual é que o Brasil cresça apenas 1% neste ano. O dado é da pesquisa semanal Focus, que o Banco Central (BC) faz com os principais bancos e corretoras do país. Há uma semana, a aposta era de um crescimento de 1,27% em 2012. Mas a projeção dos analistas despencou como reflexo do fraco desempenho do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos pelo país) no terceiro trimestre, que subiu só 0,6%.

Já a estimativa para a inflação oficial subiu de 5,43% para 5,58% neste ano, bem acima do centro da meta, de 4,5%.

- Estamos pagando pelo excesso do passado. A crise teve impacto, mas o principal foi a inflação de salário que machucou a competitividade da indústria brasileira - avaliou a consultora independente Zeina Latif.

O pessimismo contaminou também as expectativas para o ano que vem. A previsão de crescimento da economia caiu de 3,7% para 3,5%. Foi a quarta semana seguida de revisão para baixo. Há um mês, a perspectiva dos especialistas era de um crescimento de 4% em 2013. A aposta alta confiava nos efeitos de estímulo à economia dado pelo governo.

Depois da divulgação do crescimento no terceiro trimestre, no último dia 30, economistas do mercado financeiro começaram a cogitar uma queda dos juros no ano que vem. A opinião de alguns analistas influenciou os negócios no mercado de juros futuros que começaram a ser fechados com taxas mais baixas. No entanto, o presidente do BC, Alexandre Tombini, chegou a falar com interlocutores que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) ainda é atual, apesar de ter sido divulgada após a notícia do crescimento baixo. Ou seja, que a ideia é um longo período de estabilidade dos juros.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: