domingo, 9 de março de 2014

Opinião do dia: Eduard Bernstein

Finalmente, recomenda-se o uso de alguma moderação ao declarar guerra contra o “liberalismo”. É certo que o grande movimento liberal dos tempos modernos surgiu, antes de tudo, para vantagem da burguesia capitalista, e os partidos que tomaram o nome de liberais eram ou acabaram por converter-se em simples guardiães do capitalismo.Naturalmente, só pode existir antagonismo entre esses partidos e a democracia social. Mas a respeito do liberalismo, como movimento histórico que foi, devemos considerar o socialismo como seu herdeiro legitimo, não só na sequência cronológica , mas também nas suas qualidades espirituais, como se demonstra alias em toda e qualquer questão de principio em que a democracia social tenha de assumir uma atitude.

Onde quer que um avanço econômico do programa socialista tenha de ser levado a efeito de uma maneira ou sob circunstâncias que ponham em perigo o desenvolvimento da liberdade, a democracia social jamais se esquiva a tomar posição contrária. A segurança da liberdade civil sempre lhe pareceu de uma importância superior à efetivação de algum progresso econômico.

Eduard Bernstein (Berlim, 6 de janeiro de 1850 -Berlim, 18 de dezembro de 1932) foi um político e um dos principais teóricos da social-democracia. Socialismo Evolucionário, p.p. 116-117. Jorge Zahar Editor / Instituto Teotônio Vilela, 1997.

Nenhum comentário: