quarta-feira, 10 de junho de 2015

GM dá férias coletivas a 10 mil funcionários a partir de segunda-feira

Flávio Ilha – O Globo

• Fábricas da montadora ficarão paradas até 28 de junho

PORTO ALEGRE - Trabalhadores da General Motors e de sistemistas (que fabricam e fornecem componentes para os carros) entram em férias coletivas a partir de segunda-feira, dia 15. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí calcula que serão 10 mil funcionários parados. As fábricas ficarão paradas até 28 de junho. A negociação para reduzir produção e evitar demissões começou há mais de um mês.

A unidade da GM em Gravataí produz 55 carros por hora, em três turnos. Lá são produzidos os modelos compactos Onix, Celta e Prisma.

De acordo com o sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, embora estejam entre os modelos mais vendidos pela montadora, a GM tinha em maio cerca de 16 mil carros estocados nos pátios da unidade e em outros dois locais alugados recentemente por causa do excesso de veículos.

A unidade gaúcha da GM era a única das três da marca americana no Brasil em que não havia funcionários em licença (layoff) por causa da queda nas vendas do setor.

"Nós estamos preocupados com a situação, pois o desemprego começa a afetar as pequenas empresas. Os economistas dizem que a crise vai até o fim de 2015. Alguns pessimistas falam que irá até 2017. Faremos o que for possível para preservar os empregos", afirmou o presidente do sindicato, Valcir Ascari, em nota oficial da entidade.


Nenhum comentário: