quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Democratas terão maioria na Câmara dos EUA, na pior derrota de Trump

Por Valor, com agências internacionais

SÃO PAULO - Atualizada às 3h de quarta-feira - Projeções da rede de notícias americana CNN na madrugada desta quarta-feira mostram que os democratas tomaram dos republicanos a maioria na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato (midterm elections) e que os republicanos vão manter e possivelmente ampliar a maioria que hoje detêm no Senado.

Esse quadro, se confirmado pelas apurações oficiais (que podem levar dias), tornará mais difícil para o presidente Donald Trump levar adiante os projetos de seu governo dentro do Legislativo americano. Se Trump já teve dificuldades com maioria nas duas casas entre 2016 e 2018, sua situação tende a deteriorar.

Segundo a CNN, os democratas rumam para obter cerca de 230 deputados dentre os 435 que serão escolhidos pelas urnas, que fecharam na noite da terça-feira nos Estados Unidos. São necessários 218 cadeiras para se ter a maioria na Câmara. Isso possivelmente causará uma paralisia do Congresso americano, e Trump teria muita dificuldade de aprovar projetos no Legislativo.

Com a maioria na Câmara, democratas terão ainda poder de convocar membros do governo para depor, abrir investigações e até mesmo iniciar um eventual processo de impeachment do presidente Trump, caso a investigação em andamento pelo promotor especial Robert Mueller encontre indícios que possam incriminar o presidente.

Os democratas também poderão obrigar o presidente Trump a apresentar as suas declarações de imposto de renda, o que ele se negou a fazer até agora.

Já a manutenção ou ampliação da maioria republicana no Senado facilitará para Trump a aprovação de juízes federais e para a Suprema Corte dos Estados Unidos, por exemplo. Das cem cadeiras do Senado americano, 51 eram republicanas e 49 eram democratas até a eleição desta terça, que renovará um terço do Senado. A CNN projeta que a nova composição poderá dar entre 53 e 55 vagas aos republicanos no Senado a partir de agora.

As eleições de meio de mandato também estão renovando os mandatos de governadores em 36 dos 50 estados americanos. As projeções da CNN são de que os democratas conseguirão aumentar o número de governadores, mas que os republicanos se saíram bem numa série de disputas importantes, como na vitória para o governo da Flórida, um dos Estados mais importantes no xadrez eleitoral do EUA, com Ron DeSantis batendo o democrata Andrew Gillum.

As vitórias republicanas também nos estados de Ohio e Wisconsin são eleitoralmente importantes para a eleição presidencial de 2020.

Comunicado divulgado na madrugada desta quarta-feira pela Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, informou que Trump “não vai falar nesta noite” sobre o resultado das eleições. Mas pelo Twitter, Trump não perdeu a oportunidade e escreveu: “Tremendo sucesso esta noite. Obrigado a todos”.

Nancy Pelosi, líder democrata na Câmara, declarou que o dia da eleição não se referia a republicanos versus democratas, mas sim "sobre restaurar a Constituição e os controles sobre o presidente Trump". Ela prometeu ainda "negociar para reduzir preços dos medicamentos nos Estados Unidos".

Nenhum comentário: