sexta-feira, 24 de maio de 2019

Guedes diz que Constituição provocou gastos excessivos na área social

Por Thais Carrança e André Guilherme Vieira | Valor Econômico

SÃO PAULO - Em discurso a cerca de 30 empresários reunidos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, cujo minuto inicial foi disponibilizado aos jornalistas, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a Constituição Federal provocou gastos excessivos na área social e que a inclinação social-democrata adotada pelos últimos governo, “do ponto de vista técnico” se tornou obsoleta.

“Com a Constituição viemos a gastar mais na área social e passamos 30 anos investindo com uma ênfase maior na plataforma social-democrata, que é uma plataforma do ponto de vista técnico mais obsoleta”.

Na fala aos empresários, o ministro da Economia disse também que “o sistema de repartição, a legislação trabalhista, os impostos elevados” foram “um mal comum” que levou ao excesso de gastos pelo Estado brasileiro.

“São 40 anos de excessos de gastos públicos financiados pela reciclagem dos petro dólares do governo [militar de Ernesto] Geisel. O resultado foram crises cambiais recorrentes que até hoje cobram o preço. Foram quase US$ 400 bilhões em reservas para conter crises cambiais”, afirmou Guedes.

O ministro deixou a sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e evitou falar com a imprensa sob justificativa de estar atrasado para evento de posse do presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto.

Nenhum comentário: