quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Guga Chacra - Trump é uma ameaça aos EUA

- O Globo

Não aguento mais falar do perdedor Donald Trump, uma figura narcisista, mimada e insegura que é incapaz de aceitar a derrota e segue com ataques à democracia do país governado por ele próprio. O correto seria falar de Joe Biden, declarado eleito presidente dos EUA no sábado passado. Será o democrata que viverá na Casa Branca a partir de 20 de janeiro para comandar os americanos no combate à Covid-19 e na tentativa de reerguer a economia destroçada pela pandemia. Este era meu objetivo nesta coluna. Não consegui, infelizmente.

Nos próximos 70 dias, seria necessária uma transição do governo de Trump para o de Biden. Os dois lados precisam agir em coordenação neste momento em que o número de novos casos de Covid-19 bate recordes nos EUA. As novas hospitalizações atingem números alarmantes. Mesmo Nova York, que parecia ter superado a doença, enfrentará novas restrições a partir de amanhã com a ameaça de uma segunda onda. Ao mesmo tempo, um programa de estímulo à economia não pode ser adiado até janeiro. O atual presidente precisa negociar um acordo com os democratas da Câmara urgentemente para evitar o colapso de uma série de atividades econômicas e ajudar pessoas que perderam os empregos. Mas o presidente desistiu de governar. Só quer reclamar de fictícias fraudes em seu Twitter.

Outro tema extremamente delicado nesta transição é a segurança nacional. Biden, como presidente eleito, deveria ter acesso aos documentos de inteligência imediatamente para se preparar para a Presidência. Mas depende de Trump aceitar a derrota, o que jamais ocorrerá, para ter acesso. Esta situação pode afetar os interesses geopolíticos dos EUA.

A melhor transição entre dois governos foi a de George W. Bush para Barack Obama. Embora de partidos diferentes, os dois líderes trabalharam juntos no final do governo republicano para ajudar o país em meio ao colapso econômico de setembro de 2008. Mesmo a do democrata para Trump foi relativamente organizada, com os dois chegando a se encontrar na Casa Branca e suas equipes trabalhando em conjunto.

O comportamento de Trump põe em risco a segurança dos EUA, a vida dos americanos por causa da pandemia e o futuro da economia. É uma irresponsabilidade gigantesca. Seus adversários já se aproveitam deste momento. Xi Jinping e Vladimir Putin não parabenizaram Biden porque querem, literalmente, observar a instabilidade americana causada pelo atual presidente, o que enfraquece o país. Não é à toa que, além dos dois, apenas integrantes do fã-clube trumpista internacional não congratularam o democrata pela vitória — Jair Bolsonaro, o ditador comunista Kim Jong-un e o populista mexicano López Obrador.

O mundo sabe que Biden assume em 20 de janeiro de 2021. Líderes ocidentais, como Macron, Merkel, Boris Johnson e Trudeau já entraram em contato com o futuro presidente. Mesmo aliados de Trump, como Netanyahu (Israel), os populistas Duda (Polônia), Orbán (Hungria) e Erdogan (Turquia), além dos ditadores árabes Bin Salman (Arábia Saudita), Bin Zayed (Emirados Árabes) e Sisi (Egito) já parabenizaram o democrata. O problema é que, em vez de observarmos o futuro presidente, ainda temos de aguentar a teimosia de um mentiroso que inventa ter havido fraudes em uma eleição na qual foi derrotado democraticamente. Hoje, é uma ameaça aos EUA.

Nenhum comentário: