domingo, 10 de janeiro de 2021

Luiz Paulo Costa* - Na democracia, todos são vitoriosos


 - O VALE-SP 9 a 15/1/2021

O 1º de janeiro de 2021 foi o dia da democracia representativa brasileira se fortalecer com a posse dos prefeitos e vereadores reeleitos e eleitos na maior eleição do País. Na majoritária de prefeitos escolhe-se aqueles que vão ocupar a Prefeitura para governar para todos os munícipes. E na proporcional de vereadores os representantes da soberania popular na Câmara Municipal.

Mesmo os não eleitos concorreram com os votos recebidos para o fortalecimento de seus partidos que, ao contrário dos prognósticos, saíram fortalecidos com a proibição das coligações para vereadores. O que é bom para a adoção do voto distrital.

De qualquer forma, embora aos eleitos caberá chefiar o Poder Executivo ou representar a soberania popular no Poder Legislativo municipal, aos não eleitos ou reeleitos que derem continuidade ao trabalho político junto aos seus eleitores haverá a possibilidade de concorrerem com maior sucesso nas próximas eleições. Precisam para tanto cultivar a representatividade que obtiveram.

Aliás na vida, como nos ensina Antoine de Saint-Exupéry em “O Pequeno Príncipe”, todos passam a ser responsáveis por aqueles que cativarem, neste caso também para a obtenção do voto popular.

Portanto, todos na democracia são vitoriosos! Mas, principalmente, o eleitor (a) com o exercício do direito de escolher na democracia representativa os seus próprios representantes nos Poderes Executivo e Legislativo com suas ações submetidas apenas às leis sob jurisdição do Poder Judiciário.

*Jornalista e escritor

Nenhum comentário: