quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Zuenir Ventura - Tempos estranhos

- O Globo

Queria, por exemplo, que não houvesse uma mesquinha guerra pela vacina

Só agora, com o início das obras de restauração do Cristo Redentor, é que me dei conta de que temos a mesma idade — somos, ele e eu, de 1931. As semelhanças, infelizmente, param por aí. O Cristo está mais bem conservado e, com a reforma, vai ficar novinho em folha para continuar de braços abertos sobre a Guanabara. Se antes ele já tinha sido eleito informalmente como uma das Sete Maravilhas do Mundo, imagina quando for recauchutado.

Ele, não sei, não perguntei, mas, de minha parte, não me lembro de ter vivido tempos mais estranhos — e olha que “vivi” o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros, a deposição de Jango, a ditadura militar, a redemocratização etc. O problema é que agora foram reunidas todas as crises de uma vez só, a começar pela pandemia — política, econômica, ambiental, ética.

Pessoalmente, não tenho do que me queixar. Enquanto mais de 200 mil brasileiros já foram impiedosamente exterminados pelo coronavírus, eu cheguei são e salvo a 2021, claro que em quarentena absoluta. O que que eu quero mais? Queria, por exemplo, que não houvesse uma mesquinha guerra pela vacina. A politização atingiu tal nível que o presidente chegou a ameaçar: “O povo brasileiro não será cobaia da vacina chinesa de João Doria”.

Desde pequeno, uma de minhas rotinas anuais era me vacinar. Foi assim, com uma picadinha no braço, que me livrei de poliomielite, coqueluche, varíola, catapora, entre outras doenças cujos nomes nem me lembro mais. Não há razão para explicar por que, apesar desse passado histórico, com um centenário instituto como o Butantan, com uma vacina dentro dos padrões da OMS, como a CononaVac, o governo demore tanto a iniciar o processo de imunização?

Enquanto isso, como se as milhares de mortes pela pandemia não fossem suficientes, a Polícia Federal expediu um recorde de 180 mil registros de armas de fogo em 2020, que servem, como se sabe, para produzir mortes, não para evitá-las.

Tempos estranhos. Por isso, por essa preferência, Bolsonaro, que já declarou querer uma pátria armada, é também conhecido como “BolsoNero”.

Nenhum comentário: