Mantido
o ritmo inicial da vacinação, só 18% da população adulta estará vacinada até
junho. Isso é um desastre
A década
passada foi perdida para o Brasil em termos de crescimento econômico. A
contração do PIB de 4,1% e do consumo das famílias de 5,6% em 2020 só não foi
maior graças aos estímulos monetários e fiscais, inclusive com a transferência
de quase R$ 300 bilhões (4% do PIB) para cerca de 65 milhões de brasileiros.
Apesar
das previsões de forte retomada global neste ano, os números referentes ao
Brasil destoam desse comportamento. A mediana das projeções para o crescimento
do PIB, segundo o Focus, é de 3,3% em 2021, 2,5% em 2022 e 2,5% em 2023. A
previsão para 2021 é compatível com uma expansão trimestral média ligeiramente
negativa em todos os trimestres de 2021, pois o carregamento estatístico para
2021 - crescimento nulo em todos os trimestres - é de 3,6%. Isso marcaria mais
um ano perdido.
Uma dinâmica dessa natureza é condizente com uma abertura ainda maior do hiato do produto - estimativa de -4,6% da Macro Capital e de -3,9% do Banco Central, com ociosidade importante na capacidade instalada e no mercado de trabalho. Depois dos 11,9% de 2019 e dos 13,2% de 2020, a taxa de desemprego tende a aumentar neste ano - projeção da Macro Capital de 14,4%. Essa ampliação será função do reingresso de trabalhadores na força de trabalho em resposta ao esperado término das extensões do Auxílio Emergencial (AE).
A
deterioração das condições sanitárias, com o aumento do número de casos e de
mortes nos últimos meses, é uma das razões para as expectativas de elevação da
taxa de desemprego e de declínio da atividade em termos sazonais no 1º semestre
deste ano frente ao 2º semestre de 2020, com uma possível recessão neste
semestre. O Brasil alcançou 11 milhões de casos de contaminação por covid-19,
com mais de 265 mil mortes no início desta semana, segundo o Ministério da
Saúde. Os números são muito negativos dada a população de 212 milhões de
habitantes. A média móvel diária de sete dias continua a aumentar e
aproximou-se de 70 mil novos casos e 2 mil mortes.
A piora
do quadro da pandemia está muito associada à falta de liderança federal na
questão da saúde pública, com recorrentes atritos políticos entre os entes
regionais e Brasília. Mesmo detendo uma estrutura consolidada de programas de
vacinação, os comentários e o comportamento negacionista de membros do governo
têm retardado a compra de vacinas. Isso gerará uma maior demora para a retomada
firme do setor de serviços. Mantido o ritmo inicial da vacinação, apenas 18% da
população adulta estará vacinada até junho. Caso o ritmo seja similar ao do fim
de fevereiro, só 11%. Isso é um desastre.
Em um
ambiente de alargamento do hiato do produto em 2021 e de crise sanitária,
poderia parecer impensável o início de um ciclo de aperto monetário no Brasil,
ainda mais quando os países centrais sugerem a manutenção dos juros estáveis
por um período prolongado. Não obstante, não é esse o caso.
O efeito
base advindo da baixa inflação no 2º trimestre de 2020 contribuirá para a alta
da inflação para cerca de 7% em meados deste ano. Essa trajetória é reforçada
pelos efeitos gerados por: choques de oferta; aumento da demanda resultante das
políticas fiscais e monetárias expansionistas; elevação dos preços de
commodities; e depreciação cambial estimulada pelos riscos fiscais. A partir
daí, a mediana das projeções de inflação do Focus declina para 4% em dezembro,
ligeiramente acima do centro da meta de 3,75%. As previsões são de 3,5% em 2022
e 3,25% em 2023, iguais às metas - demonstrando a credibilidade do Banco
Central na busca do cumprimento da meta.
A
leitura mais usual é de que os juros baixos no curto prazo, o seu reduzido diferencial
frente aos dos países centrais e a ampliação dos riscos fiscais podem induzir
uma maior depreciação do real e, por conseguinte, uma inflação mais elevada.
Esse temor se enfraquece, porém, com a possível contração da atividade no 1º
semestre e a expectativa de expansão trimestral média negativa neste ano.
Assumindo
a mediana das previsões do Focus para o crescimento do PIB e a taxa de câmbio -
praticamente estável no período em R$ 5,15/US$, os modelos indicam que não
seria necessário elevar a taxa Selic tanto quanto apreçado na curva de juros
para garantir o cumprimento da meta de inflação. Enquanto o Focus indica uma
elevação da taxa Selic de 200 pontos base (pb) em 2021, 100 pb em 2022 e 100 pb
em 2023, a curva de juros apreçava no início da semana um aumento de 385 pb em
2021, 250 pb em 2022 e 65 pb em 2023.
Essa
significativa previsão de elevação de juros pode refletir simplesmente os
riscos de aumento da inércia inflacionária e da ampliação do repasse da enorme
alta dos preços no atacado - IGP de 30% e IPA Agrícola de 54% em fevereiro -
para os preços ao consumidor.
A
expectativa de aperto monetário está também associada à crença de que os juros
reais da economia estão muito abaixo do seu ponto de equilíbrio e de que isso
seria desfavorável para a economia doméstica. Essa interpretação parece
atribuir baixa relevância ao impacto que o aprofundamento da pandemia e o
início de um ciclo de alta de juros tendem a ter na atividade, em um cenário de
hiato do produto muito aberto e, portanto, de baixas pressões inflacionárias
advindas do canal de demanda.
Em um
contexto de lentidão na vacinação nos próximos meses, por conta da falta de
vacinas suficientes, o aperto monetário, com provável começo na próxima semana,
prejudicará o desempenho da economia. A falta de uma liderança mais firme do
governo para a aprovação de reformas estruturais e o pouco empenho efetivo do
governo para a privatização de estatais dificulta ainda mais essa retomada.
Como nem
Guarulhos pode ser uma solução paliativa para os mais céticos, pois os países
centrais não aceitam a entrada de brasileiros neste momento, não há alternativa
que não seja a de conviver com o quadro desolador de piora da pandemia, maior
inflação e menor crescimento e persistir com a esperança de que algo mudará para
melhor, mesmo que seja só após as eleições de 2022.
*Nilson Teixeira, sócio-fundador da Macro Capital Gestão de Recursos
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