terça-feira, 20 de abril de 2021

Alvaro Costa e Silva - Crônica do país assassinado

- Folha de S. Paulo

Considerado imoral, romance concentra a violência e o ressentimento das 'pautas de costume'

Está nas livrarias uma nova edição de "Crônica da Casa Assassinada", que é, ao lado dos "Diários", a obra-prima de Lúcio Cardoso (1912-1968), o escritor nascido em Curvelo, Minas Gerais. Sua alma permaneceu enraizada em solo mineiro, mas o corpo se deixou contaminar alegremente pela brisa do mar de Ipanema --foi um dos grandes personagens do bairro nos anos 50 e 60.

Apesar dos elogios de Manuel Bandeira e Aníbal Machado à profundidade temática, riqueza formal e inovação do romance publicado em 1959, o resenhista do Diário Carioca, Olívio Montenegro, atacou o livro de forma furiosa, atribuindo a ele um "caráter imoral". Não era a primeira vez —nem seria a última— que a literatura de Lúcio Cardoso enfrentava esse tipo de agressão conservadora.

Em 1938, o autor publicou a novela "Mãos Vazias", na qual a protagonista é uma mulher. Um texto tão perturbador para a época que mereceu um julgamento disparatado do crítico Mário Cabral, que apontou inverossimilhanças no enredo usando o seguinte argumento: "Na realidade a heroína de Lúcio Cardoso sofria de uma moléstia chamada, em bom português, pouca vergonha".

No prefácio à reedição do livro hoje clássico, Chico Felitti nota que os personagens-narradores sofrem de claustrofobia: "Estão presos em costumes e tradições que não cabem mais. Estão presos em desejos que não podem nunca sair do coração deles".

A chácara dos Meneses, onde se desenrola a ação do romance, isolada e decadente, concentra todas as "pautas de costumes". No bojo da educação domiciliar, da flexibilização do porte de armas, do estatuto da família, brotam o ciúme, a violência, a loucura, os ressentimentos, as perversões.

Imoral e sem vergonha, a obra de Lúcio Cardoso, seis décadas depois da sua publicação, nunca foi tão atual e necessária para se entender a crônica do país que está se assassinando.

Nenhum comentário: