terça-feira, 25 de maio de 2021

Carlos Andreazza - Uh! É Pazuello!

- O Globo

 ‘Uh! É Pazuello!’ Assim gritavam — ante a chegada do ex-ministro da Saúde — os patriotas aglomerados no Aterro do Flamengo para ouvir a pregação de Bolsonaro. O general, também ele motoqueiro, não poderia perder a oportunidade de formar naquele bonde. E que esculacho então deu no Supremo Tribunal Federal, no Senado da República e no Exército de Caxias.

Sobre o carro de som, apostava num habeas corpus da acomodação. Um cálculo bastante fácil, a serviço que esteve — como militar — de um governo militar. Ora, cumprira a missão. Não o deixariam só. Esculacho no Exército de Caxias? Talvez não. Antes de subir à ribalta, decerto pensou no que se passara a Hamilton Mourão quando de seus discursos golpistas — nada, senão a fama que o levaria à Vice-Presidência. E não lhe terá escapado que o próprio Bolsonaro comandaria, em 2021, um governo de generais a seu inteiro dispor mesmo depois de haver conspirado — 34 anos antes, sem qualquer punição à vera — contra a Força.

Esculacho no Exército de Caxias? Não. Pazuello lançara-se ao microfone — sem o menor receio de rasgar os códigos militares — porque encorajado pela história e, mais recentemente, pela partidarização do Exército a partir de Villas Bôas. Aí está. O recado chega, chegou, no guarda da esquina; de modo que o menor dos perigos seria um general "penalizado" com a reserva e livre para se candidatar. É o que quer. Processo disciplinar a valer? Hum...

“Uh! É Pazuello!” Assim gritavam os patriotas aglomerados no Aterro do Flamengo para ouvir a mensagem do libertador Bolsonaro contra os tiranos governadores que nos impingiriam um lockdown só existente na imaginação dos que dependem de forjar inimigos, o clímax de um domingo em que o presidente liderara uma procissão — em que o mito foi o vírus — por uma cidade depauperada pela peste.

Não era pouca gente. Bolsonaro tem base social sólida e competitiva; é aquele que empunha a caneta e que multiplicará a jorração de dinheiros — os orçamentos secretos — para se reeleger. (Alô, general Ramos!) Não era pouca gente. (Em meio à qual o ministro-técnico Tarcísio, o deslumbrado.) E não era pouca a violência. Uma linguagem sectária, de imposição, de atropelamento, não à toa sobre rodas; o tom desde o qual o bolsonarismo — um fenômeno reacionário com rara capacidade de mobilizar ressentidos — já chama 2022. E que não se subestime o impacto da volta de Lula ao tabuleiro como despertador de rejeições amortecidas. Será doente o ano que vem brasileiro, ainda mais do que foi 2018. Todas as condições para a guerra estão dadas; para que adversários se meçam nas ruas, no braço. A ver a forma radicalizada como Bolsonaro — à cata de pautar novamente o debate público — reage à CPI.

Palavras resultam. Mais tarde, no domingo em que se aglomeraram os patriotas pela liberdade, uma parcela dos que seguiram Bolsonaro — representativa da não pequena porção de fascistas que anima o bolsonarismo — cercaria um jornalista, impediria que exercesse a profissão e o veria sair no carro da polícia, como se infrator, como se detido fosse. Havia algo como mil agentes de segurança pública designados para proteger o presidente enquanto cometia sucessivos crimes sanitários, mas não houve um fardado que se mobilizasse para garantir que o repórter pudesse trabalhar. Poucas horas antes, Bolsonaro fora recebido pelo governador Cláudio Castro, que lhe garantia o aparato para que aglomerasse em trânsito sem os riscos que diariamente baleiam os cariocas.

Aliás, tendo o cortejo saído do que outrora foi um Parque Olímpico, ora sabemos que a Comlurb, diante da visita do presidente, motivou-se para podar as árvores e limpar minimamente um terreno que, ao carioca não habitante de Brasília, tornara-se um paraíso baldio para usufruto de criminosos. Seria o caso de agradecer a Bolsonaro, por cuja presença faz-se conservação urbana no Rio de Janeiro? Seria decerto o caso de cobrar do prefeito Eduardo Paes algo que não a covardia, se vige entre nós um decreto que tipifica como infrações várias das barbaridades produzidas pelo presidente. E aí? A alternativa sendo a desmoralização absoluta do pouco respeito que ainda há pelas medidas restritivas. (Até o fechamento desta coluna, ao fim da tarde de segunda-feira, da prefeitura só vinha o silêncio.)

“Uh! É Pazuello! Uh! É Pazuello!” Sobre o carro de som, segundo a versão bolsonarista influente, estava o Pazuello herói, aquele que, mesmo com um habeas corpus, preferiu encarar os senadores e falar à CPI. No mundo real: usara e abusara do habeas corpus para distorcer e dissimular. Poderia ficar calado, mas lhe era dado também mentir — tinha o salvo-conduto para não ser preso. E mentiu. Um general da ativa que pretendeu enganar o Senado. Mas de cujos embustes — enquanto tentava tirar peso do método de difusão bolsonarista, como se a manipulação da linguagem em rede pelo presidente fosse algo irrelevante, inconsequente e mesmo à margem dos rigores da República — sairia a precisa captura do escorregadio modo de expressão de Bolsonaro: “coisa de internet”.

Palavras resultam. O ataque fascista ao jornalismo — o assalto que interditou a um repórter o direito de trabalhar — é produto da “coisa de internet”; o código por meio do qual o presidente dispara comandos e sopra apitos, e que serve tanto para interromper convênios destinados à aquisição de vacinas quanto para cultivar ódios.

Nenhum comentário: