segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Vinicius Torres Freire – Bolsonarismo ou morte

Folha de S. Paulo

As ameaças de violência no 7 de Setembro e ainda mais depois fazem parte da Grande Involução

Suponha-se que no 7 de Setembro bolsonarista não aconteçam quebra-quebras, mortes, quarteladas ou motins. Admita-se que uma nova promessa golpista de Jair Bolsonaro seja tratada mais uma vez com covardia conivente. Para por aí?

Provavelmente, virá mais do mesmo, a mistura de golpismo tateante com o programa reacionário da Grande Involução. Bolsonaro não é um raio em dia de céu azul.

Parece que a extrema direita vai juntar gente bastante para incutir em parte do país o receio de que pode promover baderna subversiva nas ruas. Bolsonaro terá sido então capaz também de fazer propaganda para reanimar o rebanho.

Parece não ser o suficiente para um ataque frontal, decisivo, contra a democracia, mesmo degradada. Mas ao menos Bolsonaro mostrará capacidade de ao menos manter sua guerra de posição, uma tentativa improvável, tosca e avacalhada, mas perigosa, de conseguir hegemonia, como se fora um Gramsci influencer em molho de TV mundo cão, para citar o comunista que é anátema para o semiletrado bozismo.

Bolsonaro tem trincheiras bem cavadas, ocupadas por setores sociais animados por um projeto reacionário de longo alcance. Quanto às escaramuças, à luta mais cotidiana na Justiça, na economia ou no Congresso, Bolsonaro ainda tem meios de evitar derrotas maiores ou de empatar os jogos.

A esquerda ingênua, abilolada ou apenas ignorante diz que houve “apagão” na economia, quando há uma recuperação, de fato socialmente perversa e menos do que medíocre em 22, mas que pode dar pontos a Bolsonaro, assim como favores do Congresso podem ajudá-lo a comprar votos com planos sociais demagógicos. A Justiça apenas ameaça o presidente com processos letais, jamais concluídos, contra ele ou a família, acusada de ser uma quadrilha sórdida.

Bolsonaro ainda tem grande apoio empresarial, em especial de “homens novos” (ou novos-ricos). Empresários “críticos” não querem bater de frente com o governo e estão divididos; muitos toleraram o programa bolsonarista quase inteiro, reagindo enfim apenas à ameaça explícita de ditadura.

Os donos das grandes igrejas evangélicas estão quase todos com ele, assim como o agro ogro, os militares dinheiristas e adeptos do porão, as polícias quase milicianas, os revoltados com a diversidade humana etc. Mudanças socioeconômicas e demográficas, entre outras, engordaram muitos desses grupos, que agora querem poder político real e prestígio.

Esses grupos apoiam o projeto reacionário que Bolsonaro aproveitou para encarnar em 2018, a Grande Involução. No “tipo ideal”, são adeptos de uma espécie de guerra de todos contra todos (que chamam de “liberdade”), supervisionada por um déspota. São a favor de armas; Bolsonaro afirma que é adepto da guerra civil, da tortura e do estupro como instrumento político.

São avessos a regulações estatais civilizatórias, das trabalhistas às ambientais, passando pelas regras de trânsito. Acham, muitos com bons motivos, que o Estado é apenas estorvo e espoliação, sentimento que, no entanto, se traduz apenas em empreendedorismo selvagem, desejo de Justiça com as próprias mãos e o desprezo pelo debate racional na esfera pública (e pela ciência, pela universidade etc.). Alguns tantos são machistas e racistas.

Outros são pobres ressentidos pela frustração das promessas de uma breve e precária democracia social. O colapso econômico e estatal multiplicou um lumpesinato sem remédio, um precariado autoritário e uma população periférica que vive entre a cruz evangélica e a espada policial-miliciana.

O bolsonarismo é uma ilusão ainda com grande futuro.

Nenhum comentário: