quarta-feira, 11 de julho de 2012

Em Recife, oposição define agenda

Rebeca Buarque

RECIFE — Enquanto os candidatos do PSB, Geraldo Julio, e do PT, Humberto Costa, despontam como favoritos na disputa pela prefeitura do Recife, os principais nomes da oposição — Mendonça Filho (DEM) e Daniel Coelho (PSDB) — tentam direcionar o rumo das respectivas campanhas. O concorrente do Democratas cumpriu agenda com lideranças religiosas e o tucano anunciou mudanças no próprio estilo para arregimentar eleitores.

Na manhã de ontem, Mendonça Filho firmou compromissos de cunho religioso e social com o arcerbisbo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, e o presidente da Igreja Batista da Capunga, Ney Ladeia. No primeiro encontro, o deputado se comprometeu em reverter, caso eleito, o problema da desapropriação de terras da Igreja Católica usadas como sede de projetos sociais, em 2010, pelo atual prefeito, João da Costa (PT). Segundo o arcebispo, a prefeitura não comunicou oficialmente a instituição nem a procurou para fazer acordo. "Um absoluto descaso do prefeito", disparou Mendonça. Entre as promessas, o candidato se comprometeu a auxiliar e incentivar pastorais voltadas para o trabalho com o público jovem.

Meio ambiente

Conhecido pelo perfil combativo, o tucano Daniel Coelho promete que vai assumir um perfil mais voltado para o diálogo no pleito deste ano, com foco na questão ambiental. "Nosso objetivo é fazer uma campanha propositiva, apresentando soluções para os problemas históricos do Recife", enfatizou, na tarde de ontem. "Não haverá ataques pessoais, mas a cobrança de postura", explica. Dentro desse contexto, o deputado estadual tucano citou bandeiras como o combate às dificuldades em relação à mobilidade na capital e à questão ambiental.

"A cidade vai ter um milhão de veículos em circulação daqui a alguns anos. Isso chega perto do número de habitantes do Recife", lembrou Coelho, apontando como única solução medidas que convençam o recifense a deixar o carro em casa e adotar outros meios de transporte. "Isso se consegue com corredores exclusivos para ônibus, veículos com ar-condicionado e ciclovias", pontuou.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

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