quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia 'D' celebra 110 anos de Drummond no Brasil e em Portugual

Poeta tem trajetória discutida em nova edição dos ‘Cadernos de Literatura Brasileira’

A celebração dos 110 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade se estendeu por boa parte de 2012, com o início da reedição de sua obra completa pela Companhia das Letras e as homenagens na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho. Os festejos continuam no aniversário do poeta, hoje, dia 31, quarta-feira, com o “Dia D”, ciclo de eventos realizado pela primeira vez no ano passado, que agora tem como destaque o lançamento de uma edição dedicada a Drummond dos “Cadernos de Literatura Brasileira”, publicação do Instituto Moreira Salles (IMS).

 O “Dia D” terá uma extensa programação no Rio São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em Portugal, o Teatro Nacional São João, no Porto, recebe hoje amanhã a peça “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, idealizada pelo neto do poeta, Pedro Drummond, e interpretada por Sura Berditchevsky. 

 Presença e autocrítica

 Drummond é o protagonista da 27ª edição dos “Cadernos de Literatura Brasileira”, um posto que, desde o primeiro número, em 1996, já foi ocupado por João Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Hilda Hilst e muitos dos principais autores nacionais.

 — O objetivo dos “Cadernos” é oferecer a estudantes, professores e a todos que se interessam por literatura uma perspectiva ampla sobre os escritores que marcaram presença na história das letras brasileiras — diz o diretor editorial dos “Cadernos”, Antonio Fernando de Franceschi. — Com Drummond, tivemos o desafio de retratar alguém que transitou por vários campos da vida nacional, seja como poeta, ficcionista, cronista ou ensaísta.

A trajetória do poeta é ilustrada nos “Cadernos” pelas seções “Memória seletiva”, uma cronologia organizada por Eduardo Coelho; “Guia”, um percurso pela bibliografia de e sobre Drummond compilada por Eduardo Sterzi; e “Drummond por ele mesmo”, com declarações pinçadas de entrevistas e livros por Michel Laub.

Nesta última, o leitor encontra alguns de seus aforismos mais incisivos (“O purista procura cercear a língua toda vez que ela tem um acesso de vitalidade”), conselhos a um hipotético “jovem escritor” (“Se ficar indeciso entre dois adjetivos, jogue fora ambos e use o substantivo”) e observações sobre o Brasil, a política, a vida literária e sua trajetória.

— A seleção de frases capta a evolução das opiniões de Drummond, com ideias até certo ponto conflitantes em épocas distintas, mostrando um exercício constante de autocrítica — avalia o editor deste número dos “Cadernos”, Rodrigo Villela.

O volume traz ainda um ensaio fotográfico sobre Itabira, Belo Horizonte e Rio, datiloscritos de poemas e o manuscrito de um texto feito em 1911, aos 9 anos. E ensaios de Humberto Werneck, Silviano Santiago, Eucanaã Ferraz, Murilo Marcondes de Moura, Ferreira Gullar e Armando Freitas Filho — que apresenta ainda um poema inédito sobre a estátua na orla de Copacabana que imortalizou o poeta em um “banco ao nível do mar/ e dos homens onde, sentado de costas/ para o horizonte, acolhe a todos/ que durante os dias o procuram”.

Lançamento e debate

A edição dos “Cadernos de Literatura Brasileira” dedicada a Drummond será lançada hoje, hoje, dia 31, quarta-feira, às 20h, no Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea). Haverá um bate-papo com os poetas Eucanaã Ferraz e Ferreira Gullar e o professor de literatura brasileira na USP Ivan Marques.

Recital na ABL

Hoje,  às 17h30m, a Academia Brasileira de Letras promove o recital “Sete vozes de Drummond”, roteirizado, dirigido e interpretado pelo poeta e acadêmico Antonio Carlos Secchin. No Teatro R. Magalhães Jr., na ABL (Av. Presidente Wilson 203, Centro). 

Leituras na Rocinha

Hoje, de 14h às 20h, a Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea 454) promove, em parceria com o IMS, leituras de poemas de Drummond, como “O elefante” e “Infância”, contação de histórias para crianças e a exibição dos filmes “Consideração do poema” e “Uma pedra no meio do caminho”.

Fonte: Prosa & Verso / O Globo

Nenhum comentário: